20 de abril de 2011

" Operação Barrancota ". Polícia Federal moralizando em Feira de Santana.

  A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (19/04/11), a Operação Bancarrota, visando a desarticular organização criminosa especializada na exploração de máquinas caça-níqueis no município de Feira de Santana.

 Foram expedidos 15 mandados de prisão preventiva e 38 mandados de busca apreensão para serem cumpridos nos municípios de Feira de Santana, São Gonçalo dos Campos e no Rio de Janeiro.

 Durante as investigações realizadas desde o recebimento de denúncia no início do ano de 2008, verificou-se que a organização criminosa possui alto grau de coordenação na região. Os levantamentos apontaram a possível participação de membros de forças policiais das áreas investigadas na atuação da quadrilha.

 As máquinas caça-níqueis eram montadas em Feira de Santana e distribuídas em pontos naquela cidade, assim como para outros municípios do interior do Estado e para Alagoas. A organização criminosa desenvolveu um esquema de controle das máquinas e de seus integrantes, consistente na afixação de “selos” identificadores, com finalidade de evitar que as mesmas fossem apreendidas. Os “selos” eram renovados mensalmente e o valor recolhido como pagamento de tais etiquetas era repassado ao chefe da organização criminosa, que garantia a operação das máquinas.

 Já foram coletadas provas do cometimento do crime de contrabando, em razão da utilização de componentes estrangeiros nas máquinas, bem como de formação de quadrilha e exploração de jogos de azar, capitulados nos artigos arts. 334 e 288 do CPB e art. 50 da Lei de Contravenções Penais. Buscam-se hoje provas da prática dos delitos de corrupção ativa e passiva.

 O nome Operação “Bancarrota” faz alusão ao objetivo buscado nessa ação da Polícia Federal qual seja à quebra ou falência dos proprietários de máquinas caça-níqueis em Feira de Santana.


* Pepe Gradin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS DEPRECIATIVOS, DESRESPEITOSOS E EM DESACORDO COM AS LEIS VIGENTES.