6 de julho de 2011

HEMÓVEL estará em Juazeiro da Bahia.

 A Unidade Móvel de Coleta de Sangue do Governo do Estado da Bahia, veículo administrado pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (HEMOBA), estará em Juazeiro para a realização da Campanha de Doação Voluntária de Sangue, com o objetivo de sensibilizar e fidelizar a comunidade local.

Mais conhecido como HEMÓVEL, o ônibus ficará estacionado na Praça da Misericórdia, no Centro da cidade, onde realizará coleta externa de 11 a 14 de Julho de 2011, com atendimento ao doador das 8 às 18 h. A Unidade tem capacidade para coletar 100 bolsas de sangue por dia, possui 4 cadeiras de coleta, sala de triagem clínica, refrigerador para armazenamento de sangue, espaço para cadastro dos doadores e mesa para lanche.

A campanha é aberta à participação de doadores voluntários já cadastrados e também a novos doadores de Juazeiro e região. A expectativa é melhorar o estoque estratégico de sangue da Hemoba de Juazeiro e promover uma maior aproximação da instituição com a população, além de facilitar o acesso do doador voluntário a esse tipo de serviço.

Para fazer a doação a pessoa necessita ter e estar com boa saúde, apresentar documento oficial original com foto e ter repousado na noite anterior pelo menos seis horas. É recomendável não doar sangue em jejum, mas evitar alimentos gordurosos, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e evitar fumar pelo menos duas horas antes. De acordo com a nova legislação, Portaria 1.353/11, jovens entre 16 e 17 anos (mediante autorização dos pais ou responsáveis) e idosos com até 68 anos também poderão doar. Pela norma anterior, a doação era autorizada para pessoas com idade entre 18 e 65 anos de idade. (Com informações de Cislene Bandeira Assistente Social Hemoba)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS DEPRECIATIVOS, DESRESPEITOSOS E EM DESACORDO COM AS LEIS VIGENTES.