29 de agosto de 2011

COE: Os ' Caveiras ' da Bahia.

 A Policia Militar da Bahia também sua equipe de " CAVEIRAS ".
FOTO: Ilustrativa/Divulgação.

  Atualmente um efetivo composto de 43 homens, formam o COE ( Companhia de Operações Especiais ) da PM/Ba. Eles são a verdadeira versão baiana do BOPE ( Batalhão de Operações Especiais ) do Rio Janeiro, que ficou mundialmente conhecida com o filme TROPA DE ELITE, que teve como ator principal o baiano Wagner Moura. Esses serão os policiais que irão entrar em ação em eventuais casos de alto risco durante a Copa do Mundo de 2014. A SENASP - Secretária Nacional da Segurança Pública - designa a PM para atuar em ocorrencias envolvendo artefatos explosivos, controle de distúrbios, escolta de delegações e ações contra possíveis ataques terroristas. Ataques terroristas são sempre cogitados em grande eventos como é a COPA DO MUNDO, mesmo em um país pacífico como o nosso. Existe uma estimativa de cerca de um milhão de pessoas visitando as cidades sede dos jogos, inclusive Salvador/Ba.
 De acordo com informações do tenente Cleiton de Jesus Carvalho, atual comandante do COE, todos os 43 homens já participaram de missões da Força Nacional de Segurança Pública, aonde alguns deles ajudaram a fazer a ocupação do Complexo do Alemão durante o Pan-Americano no Rio de Janeiro.
 Dos atuais 43 homens integrantes do COE, 35 deles estão hoje habilitados para convocações do BEPE ( Batalhão Especial de Pronto Emprego ), a unidade especializada da Força Nacional. Desses, quatro já passaram pelo treinamento do BEPE, incluindo o tenente Cleiton.
 Entre os cursos de qualificação oferecidos no BEPE está incluído o de antibomba, que é realizado por especialistas de Israel, que detém a melhor tecnologia na área.
 Mas com 43 homens o efetivo ainda é pequeno no COE. O BOPE, por exemplo tem 400 homens, a CIOE ( Companhia Independente de Operações Especiais ) em Pernambuco está hoje com efetivo de 150 homens. Mas o COE baiano deverá crescer em breve. Existe a previsão de em setembro/2011 ser iniciado um Curso de Operações Policiais Especiais ( COPES ), o curso é conhecido como " Caveira ".
 Está previsto 50 vagas para policiais militares com o mínimo de 02 anos de carreira e terá duração de duas semanas.
  • FIQUEM SABENDO: O COE é considerado a Tropa de Elite na Bahia e está voltada a ações de alto risco, tais como desativação de explosivos.
  • Em novembro de 2010, após 12 anos de existência, o COE conseguiu instalar uma torre de 6m de altura, designada a treino de rapel, simulação de resgate de suicidas e entrada em edificações.  
   Parabéns ao grupo de policiais que treinam diuturnamente se preparando sempre para as adversidades, visando salvar e ajudar o nosso Estado, sobretudo o nosso País. Esses caras respiram policia durante todo tempo e merece todo nosso respeito e admiração.
 Parabéns também à todas as outras ' policias ' que lutam diuturnamente nas ruas enfrentando toda a complexidade de nossa sociedade, mesmo sem estarem tento renovação de treinamentos e muitas vezes sem receberem o merecido reconhecimento. Parabéns mesmo à todos vocês; SENHORES POLICIAIS!!!

8 comentários:

  1. Parabéns pela matéria e parabéns aos policiais, aqueles que trabalham de forma correta.

    ResponderExcluir
  2. parábens guerreiros do coe.faca na caveira!

    ResponderExcluir
  3. parabens a todos do coe e futuramente irei fazer parte desse quadro para somar mais um na equipe!! vlww pessoal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, meu sonho era ser um policial, e usar esse uniforme e essa bonea, parabéns Bahia por ter esses guerreiros!!

      Excluir
  4. seria possivel oferecer vagas para policiais da Paraiba pois tenho muito orgulho de ser um PM

    ResponderExcluir
  5. Tem duração de duas semanas? Tem muita informação equivocada aí.

    ResponderExcluir
  6. Parabens! Voces sao maravilhosos!

    ResponderExcluir
  7. sou super fã de vcs, parabéns

    ResponderExcluir

NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS DEPRECIATIVOS, DESRESPEITOSOS E EM DESACORDO COM AS LEIS VIGENTES.