25 de agosto de 2011

SOS Bombeiros da Bahia.

 No dia especial como é o de hoje - Hoje é o DIA DO SOLDADO - Encontrei um artigo desagradável e real. Leiam e fiquem tristes junto comigo.

  Nos últimos dias, acontecimentos fatídicos em Juazeiro/Ba, mostram que chegou ao grau mais avançado, a situação de sucateamento do 9º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM). Ao longo dos últimos 30 anos, a instituição não recebe a devida atenção e investimentos por parte do Governo da Bahia. Isso resulta na falta de equipamentos para prestar assistência à população, como no grave acidente ocorrido na BR-407 ou no caso do rapaz que se atirou para a morte da cobertura de um hotel. Humilhante, ter que depender de equipamentos emprestados do Corpo de Bombeiros da vizinha cidade de Petrolina (PE), humilhante ver suas viaturas caindo aos pedaços, quebradas no meio da rua.
  Mas, o abandono que começou nos governo anteriores e persiste na gestão do atual governador, não afeta somente Juazeiro. Na Bahia como um todo, o Corpo de Bombeiros está na penúria. De acordo com levantamento recente realizado pelo Jornal A Tarde, da capital, tudo começa pelo déficit de 12 mil homens, a considerar recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU), de 2 bombeiros para cada grupo de mil habitantes, caso em que a Bahia deveria oferecer 14 mil, e atualmente só tem cerca de 2 mil, em todas as regiões do estado. Possui o mísero número de 203 viaturas, quase todas velhas, quando precisaria de ao menos 1.400, no mínimo em bom estado de conservação. Além disso, faltam escadas, fardamento, capacetes e outros equipamentos de segurança, resgate e salvamento. 


  As cidades crescem, as construções se verticalizam, cada vez temos mais veículos nas vias, sobretudo motos, os riscos de acidentes aumentam, e o estado vai ser a subsede de eventos importantes como a Copa do Mundo de 2014. Como fica toda essa demanda por serviços do Corpo de Bombeiros? Os profissionais que atuam na corporação podem ser considerados herois, pois mesmo diante deste quadro lastimável continuam desenvolvendo suas atividades, sem falar na baixa remuneração.

Acostumado a socorrer a população, com o lema: “Vidas alheias e riquezas salvar”, agora é o Corpo de Bombeiros que necessita de um SOS.

 * Créditos: Blog do Geraldo José

5 comentários:

  1. A coisa está realmente feia e sem moral nenhuma. DEUS é mais!

    ResponderExcluir
  2. É o fim da picada mesmo...

    ResponderExcluir
  3. O bombeiro tem de ser e fazer um trabalho de excelência. Pra isto precisa encontrar os recursos necessários. Acorda governo do " EStado "...

    ResponderExcluir
  4. Quando passo por aquela cidade posso ver o sucateamento daquela base de bombeiros. Fica ali próximo à linha do trem na Vila Tiradentes ( Antiga Vila Auxiliar ). A Bahia está humilhada mesmo. Não tem nada funcionando certo.

    ResponderExcluir
  5. realmente a situaçao é grave misericórdia cadê os governantes desta cidade?

    ResponderExcluir

NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS DEPRECIATIVOS, DESRESPEITOSOS E EM DESACORDO COM AS LEIS VIGENTES.