9 de novembro de 2011

Polícia quer novos critérios para coberturas jornalísticas durante operações

FOTO: Google imagens
 Após a morte do cinegrafista da TV Bandeirantes Gelson Domingos, o comandante-geral da Polícia Militar do Rio de Janeiro, coronel Erir Ribeiro Costa Filho, disse à Agência Brasil que quer estabelecer um critério para coberturas jornalísticas de operações policiais nas favelas. Gelson morreu durante operação policial na Favela de Antares, na Zona Oeste do Rio, no domingo último (06/11/11 ).
  "Vamos tentar reunir os sindicatos dos cinegrafistas e dos jornalistas para conversar sobre um critério de segurança. Quando um policial falar com os repórteres 'daqui vocês não podem passar', que eles entendam e, por segurança própria, obedeçam à orientação", disse Erir.
  O diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio, Rogério Marques, defende um freio à atuação de jornalistas em confrontos policiais: "O tráfico não pode calar a imprensa, mas deve existir um limite para a exposição do jornalista. E esse limite tem que ser estabelecido com as empresas. Elas podem desestimular o jornalista diante do risco."
  O cinegrafista Allex Neder, que estava trabalhando em Antares, acompanhou os últimos momentos de Gelson e conta que alguns profissionais entraram na favela depois do sinal verde da polícia. Segundo Neder, depois de serem solicitados a aguardar por causa do tiroteio, eles tiveram a entrada liberada porque o Bope já teria tomado conta do local. Mas o grupo acabou no meio do fogo cruzado.
Polícia e repórter fazendo os seus trabalhos.
  O delegado da Divisão de Homicídios da capital, Felipe Ettore, não descarta a possibilidade de o autor do disparo que matou Gelson estar entre os mortos ou entre os presos durante a ação. Para o delegado, as imagens cedidas pela TV Bandeirantes, feitas por Gelson, podem ajudar a identificar o assassino. Os vídeos gravados foram encaminhados ao Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE). De acordo com Ettore, o tiro que atingiu o cinegrafista atravessou o corpo dele e a bala não foi encontrada.

 Informações do site: Notícias policiais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS DEPRECIATIVOS, DESRESPEITOSOS E EM DESACORDO COM AS LEIS VIGENTES.