3 de junho de 2012

Ciganos expulsos de Santo Amaro após a morte de uma pessoa

A população de Santo Amaro/Ba expulsou um grupo de ciganos que haviam montado acampamento naquela cidade.

O fato aconteceu na tarde de 02/06/12 (Sábado), quando a comunidade revoltou-se com a morte de Divaldo Ribeiro Maia, 52 anos, conhecido pelo apelido de "Bicuri". Segundo informações do Santo Amaro Notícias, Bicuri era proprietário de um lava-jato que fica ao lado aonde estava montado o acampamento dos ciganos na Avenida Rui Barbosa. Bicuri dirigiu-se até um dos ciganos para cobrar pelos serviços prestados no lava-jato. O cigano disse que iria buscar o dinheiro e voltava. Acontece que ao retorno, o cigano armado, efetuou dois tiros que acertou o peito de Bicuri que morreu na hora e o cigano assassino fugiu imediatamente.

   
O fato provocou a fúria da população local, que muito revoltada, deslocou-se em cerca 600 pessoas até o acampamento dos ciganos, saquearam todas barracas e as queimaram, forçando a todos eles (incluindo mulheres e crianças) a fugirem da cidade. A polícia foi acionada e com muita dificuldade conseguiu controlar a situação, por conta dos ânimos que estavam bastante exaltados.

Um caso recente e ainda mais grave aconteceu em Feira de Santana/Ba e também envolveu um grupo de ciganos, quando em Fevereiro duas pessoas foram mortas a tiros e facadas. Na época a comunidade do bairro Mangabeira - local aonde aconteceu a tragédia - também expulsou os ciganos e destruiu suas barracas ateando fogo. Para relembrar este caso  CLIQUE AQUI .

10 comentários:

  1. BARACAS DE CIGANOS INOSENTES QUE NEM
    ESTAVA SABENDO DA BRIGA, O PRECONCEITO
    É DE MAIS, PAGAR PELO QUE NAUM COMETERAM
    SO POR CONTA DE UM CIGANO...

    ResponderExcluir
  2. UM FAZ TODOS PAGAM ONDE ESTA OS DIREITOS HUMANOS

    ResponderExcluir
  3. todos brasileiro quero diser gente q n e cigano mata,rouba estrupa,trafica sera q todos brasileiro pode pagar por um isso e puro racismo por q em toda umanidade tem o q presta e o q n preta.onde estar os direitos humano.

    ResponderExcluir
  4. o juiz de santo amaro tem que fazer um decreto para todos os ciganos da cidade ir em bora poque vai ter mais morte na cidade e pessoas inocentes vao pagar

    ResponderExcluir
  5. OH, MEU SANTO AMARO DA PURIFICAÇÃO ROGAI POR NÓS BRASILEIROS CIGANOS E NÃO CIGANOS BRASILEIROS!

    Às margens do rio Traripe viveram os primeiros colonizadores, no local um incidente trágico causou a morte de um jesuíta, o que fez os moradores se deslocarem para um local próximo, onde construíram uma capela para Santo Amaro. Neste ponto desenvolveu-se a cidade. Em 1837 transforma-se em cidade, com o nome oficial de Leal Cidade de Santo Amaro, hoje Santo Amaro ou como muitos falam Santo Amaro da Purificação.
    O preconceito e a intolerância estão fundamentados na insegurança e no medo. A falta de ação do governo federal faz dos Estados, pequenas “ilhas” rodeadas por um mar de insegurança e medo. Mas todos nós brasileiros, de etnia cigana ou não, não somos iguais a “Robson Crusoé” desterrados em uma “ilha” cuja principal atividade seja manter nossa sobrevivência. Ciganos e não ciganos do Brasil são brasileiros! E devemos viver em sociedade. E viver em sociedade implica em entrar em contato com mentes que pensam de forma diferente e em alguns casos portadoras de valores étnicos diferenciados. Obviamente que essa relação social gera as contradições e os inevitáveis choques culturais. E é justamente nesse momento que devemos praticar a tolerância que nada mais representa do que o respeito para com os valores alheios. Diante do lamentável fato ocorrido no último dia 03 de junho quando cerca de 600 pessoas atearam fogo em um acampamento por “retaliação” à morte de um não cigano, fazendo com que crianças, idosos e mulheres brasileiros de etnia cigana tivessem que abandonar suas casas (tendas) para não morrerem queimados, devemos nos lembrar de Voltaire, “ Não concordo com nada do que você diz, mas defenderei o seu direito de dizê-lo até o fim”. Esse pensamento e atitude são primordiais para garantir o respeito que devemos ter para com nossos semelhantes. E respeitar não significa nos silenciarmos diante dos conflitos. E Voltaire não disse: “ Não concordo com nada do que você faz, mas defenderei o seu direito de fazê-lo”.
    A problemática na equação dessas necessidades com relação ao respeito aos nossos semelhantes reside no seguinte fato: um sábio pode se colocar no lugar de um ignorante, mas um ignorante não tem como se colocar no lugar do sábio, porque lhe faltam condições para bem avaliar o que é a sabedoria. Em outras palavras: O Governo Federal não desenvolve políticas efetivas nesse sentido, apenas cumpre agendas de apelo internacional, através da Secretaria de Direitos Humanos, da Secretaria de Políticas da Promoção da Igualdade; e a Imprensa brasileira continua generalizadora e discriminatória, pois, no último dia 24 de maio Dia Nacional do Cigano não houve espaço significativo para a data, mas quando se trata de disseminar a insegurança e o medo o espaço está garantido como manchete.
    No século XVIII, Voltaire, em seu Dicionário Filosófico, se perguntava: “O que é a intolerância?” E, respondia: “É um dom da humanidade. Estamos todos insensíveis pelas nossas debilidades e erros; perdoemo-nos reciprocamente nossas tolices, é a primeira lei da natureza”.

    A liberdade dessas pessoas que atearam fogo nas casas (tendas) dos ciganos de Santo Amaro da Purificação reside na permissividade de todas as formas de poder dessa cidade, indo desde a permissividade do poder policial ao silêncio dos poderes ideológicos. Resta-nos rezar e pedir ao Santo Amaro da Purificação que amanhã ou depois, se um favelado envolvido em uma desinteligência tirar a vida de alguém, os “cidadãos” da região não toquem fogo em toda a Favela em forma de retaliação.
    A liberdade não é para qualquer um, muito menos para aqueles que não conseguem dominar os seus caprichos. Não se consegue ser livre quando se é fraco. A liberdade é dom exclusivo dos homens de têmpera, que sabem discernir o que exige a justiça e o bem-estar dos outros e livremente se dispõem a executá-lo (Dosoiewsky).

    Nicolas Ramanush
    presidente Embaixada Cigana do Brasil – Phralipen Romani
    cópias desta nota de repúdio foram enviadas aos órgãos governamentais ligados a esta questão.

    ResponderExcluir
  6. nao juguem um por todos nao,a populacao dessa cidade devia ser punida pelo ato de vandalismo que fiserao.niguen tem o direito de pagar por outras pessoas,isso foi um ato de racismo,e nao um ato de punicao.eles invadirao os barracos para roubar o que os ciganos tinhao.policia ato de vadalismo e racismo sao crimes e merecem ser punidos.aonde a gente vai parar..ciganos sao todos filhos de DEUS.e tem direitos como todos nos.

    ResponderExcluir
  7. ver ai vcs que sao racista que ta certo isso que fizerom com os ciganos,quem tem que pagar pelo o clime que comentei è o cigano que matou nao os outros,ja pensou que os ciganos fizece a mesma coisa com vcs nao cigano,chegase nas sua casas e colocace fogo e roubace foi o que eles fizerom se coloque nesse lugar,nao sei pra que tanto precoiceito com esse povo,ver ai em todas cadeis do brasil cuantos ciganos tem garanto que te menos de 1 por cento.cader o diretos humanos.

    ResponderExcluir
  8. isso é um absurdo! o caique fez a merda e os outros cigano estão pagando por isso, gente esse infeliz desse caique tinha chegado a santo amaro a 15 dias,os outros ciganos são pessoas de bem e agora estão todos desabrigados inclusive as crianças,esse ato de vandalismo é um absurdo. caique vai ter o que mereçe, quanto aos outros coitados que Deus ajude que eles se recuperem.

    ResponderExcluir
  9. Todos nós sabemos que ciganos são problemáticos por natureza. Se mexer com um eles vêm pra cima iguais umas feras e a tragédia é garantida. Então nada mais acertado que cobrar de todos eles o erro de um. Afinal se todos estivem por perto na hora irão entrar na confusão e a tragédia seria maior. É necessário dá uma lição neles de vez em quando pra que lembrem que tbm são seres humanos.

    ResponderExcluir
  10. cigano é tudo e discarado, tem que poupar só as crianças e o resto, passa o aço.

    ResponderExcluir

NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS DEPRECIATIVOS, DESRESPEITOSOS E EM DESACORDO COM AS LEIS VIGENTES.