6 de junho de 2012

Quase metade dos brasileiros concorda com tortura para se obter provas na justiça

Uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Estudos de São Paulo (USP) mostra que quase metade dos brasileiros concorda com o uso de tortura para obtenção de provas nos tribunais. O levantamento, feito em 2010 e divulgado nesta terça-feira (05/06/12), utilizou a seguinte frase: Os tribunais podem aceitar provas obtidas através de tortura? A pergunta obteve discordância de 52,5% dos entrevistados contra 71,2% em 1999.

Para a coordenadora da pesquisa, professora Nancy Cardia, o desapontamento da população com a eficiência da Justiça e das polícias em esclarecer crimes mais graves pode explicar o aumento da aceitação do uso de tortura para obtenção de provas.

"existe uma frustração com o desempenho do nosso sistema de justiça. Ao longo desse período, de 1999 a 2010, houve um crescimento brutal da população prisional, mas não necessariamente estão nas prisões as pessoas que cometeram os crimes que produzem mais medo na população", disse. 

A pesquisa aponta que, para a maioria dos entrevistados a polícia deve "interrogar sem violência". No entanto, aproximadamente um terço dos entrevistados concorda que a polícia, para obter informações sobre crimes, submeta suspeitos a meios extralegais tais como: Ameaçar com  palavras, bater, dar choques ou queimar com cigarros, deixar sem água ou comida.

O uso de algum tipo de violência é mais aceito para suspeitos de delitos como estupro (43,2%), tráfico de drogas (38,8%), sequestro (36,2%), uso de drogas (32,2%) e roubos (32,1%). Estes suspeitos poderiam receber um pior tratamento durante a investigação policial, na opinião dos pesquisados. O levantamento mostra que quanto mais jovem o entrevistado, maior parece ser a tendência em apoiar o uso de práticas de tortura. 

 

De modo geral, os entrevistados continuam desaprovando o uso de força pela polícia. Porém caiu, no período de 1999 a 2010, os que discordam totalmente que a polícia pode "invadir uma casa" (de 78,4% e 199 para 63,8% em 2010), atirar em um suspeito (de 87,9% para 68,6%), agredir um suspeito (de 88,7% para 67,9%) e atirar em um suspeito armado (de 45,4% para 38%).

  Fonte: Agencia Brasil  
 

Um comentário:

  1. Do jeito que a policia Brasileira é mau preparada eu sou Totalmente contra a tortura para se obter provas, Aqui por muitas vezes se prende pra depois investigar, O complicado é se pegar uma pessoa que não deve nada a justiça e obrigala por meio de tortura, fazer ela assumir o que não fez, MINHA OPINIÃO É ESSA, se a policia fosse mas bem preparada ai sim mas aqui não se deve apenas mudar a forma de preparo na policia tambem se deve mudar o codigo penal Brasileiro que ja é um velho caduco de mas de 70 anos.

    ResponderExcluir

NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS DEPRECIATIVOS, DESRESPEITOSOS E EM DESACORDO COM AS LEIS VIGENTES.