31 de maio de 2012

Você sabe o que é e pra que serve o COPPA?

COPPA - Companhia de Proteção Ambiental - Foi criada em 08 de Agosto de 1979, através de Decreto Estadual n° 26.830, com a denominação de Companhia de Polícia Florestal. Sua denominação atual foi modificada em 07 de Agosto de 1991. A Lei Estadual n° 11.356 de 06/01/2009 criou as CIPPA Porto Seguro e Lençóis, sendo que não define as suas respectivas áreas de atuação.

O COPPA tem como missão básica exercer o policiamento ostensivo fardado, preventivo e repressivo, visando a preservação da vida no meio ambiente em todo Estado da Bahia.

A competência dessa especializada é inibir/coibir ações criminosas que comprometam os recursos naturais, estabelecer cooperação técnica e científica com instituições afins, promover e colaborar com o desenvolvimento de atividade de Educação Ambiental e manter a fiscalização permanente dos recursos ambientais objetivando o desenvolvimento sustentável.


O COPPA e CIPPA tem como formas de atuação:

Investigativa - As operações são precedidas de um levantamento feito pela Seção de Missões Especiais da Unidade, sendo importante para a mensuração da logística e pessoal necessário a ação.

Preventiva - Realizado através do patrulhamento ambiental ostensivo fardado em Unidades de Conservação, em pontos críticos e sensíveis.
A principal forma de trabalho preventivo é a educação ambiental, atividade desenvolvida pelo Núcleo de Estudos Ambientais, que atendendo aos princípios , objetivos e diretrizes das Políticas Nacional e Estadual de Educação Ambiental, realiza estandes, palestras e oficinas, com fulcro de sensibilizar e capacitar multiplicadores para auto gestão do processo.


Repressiva - Ações ordinárias e extraordinárias com vistas a prender em flagrante delito os autores de crimes ambientais e analisar a significância do dano ambiental causado pela ação criminosa.





* Fato Concreto com base no Jornal do Praça edição n° 07

Homem morre em acidente de moto enquanto fugia da polícia em Brumado

No fim da manhã de 31/05/12 (quinta-feira), o Pelotão Especial da 34ª CIPM efetuava rondas ostensivas em Brumado/Ba, quando ao passarem pelo bairro Dr. Juraci avistaram quando dois homens que estavam em uma moto empreenderam fuga ao perceberem a presença policial no local. A guarnição tentou acompanhar os fugitivos que por sua vez acabaram se chocando contra um muro após terem perdido o controle da direção da moto. Este acidente resultou na morte de Jailson dos Santos Góes, que estava pilotando e sofreu traumatismo. O carona identificado pelo pré-nome de Estevam sofreu ferimentos leves e foi socorrido a um hospital da cidade.

Segundo informações, o motorista da viatura deve de desviar o carro para não atropelar os fugitivos quando estes caíram e acabou chocando o veículo oficial contra um muro. O comandante da guarnição também foi atendido por uma equipe médica da SAMU e encaminhado para o Hospital Municipal da cidade.

A polícia informa que os dois indivíduos já tem passagens policiais por tentativa de homicídios e diversos roubos no município. A polícia encontrou com eles um revólver calibre 22 municiado e também um revólver calibre 38 que estava com o acidentado que morreu. 

  * Fato Concreto 


Casa Nova. Armas apreendidas durante reintegração de posse

Policiais militares da 25ª CIPM, apoiados por companheiros lotados CIPE/Caatinga, deram cumprimento a um mandado de reintegração de posse que aconteceu em uma fazenda localizada no município de Casa Nova/Ba. Esta ação aconteceu na manhã do último dia 29  e no sítio os policiais encontraram 04 espingardas, sendo uma delas de fabricação caseira e também um revólver calibre 38. Algumas pessoas foram conduzidas à delegacia aonde foram autuadas por posse ilegal de arma.


* Fato Concreto por Geraldo José

Conselho da ONU recomenda o fim da polícia militar no Brasil

O Conselho dos Direitos Humanos da ONU pediu na quarta-feira (30/05) ao Brasil maiores esforços para combater a atividade dos "esquadrões da morte" e que trabalhe para suprimir a Polícia Militar, acusada de inúmeras execuções extrajudiciais.

Esta é uma das 170 recomendações que os membros do Conselho dos Direitos Humanos aprovaram como parte do relatório elaborado pelo Grupo de Trabalho sobre o Exame Periódico Universal (EPU) do Brasil, uma avaliação a qual se submetem todos os países. A recomendação em favor da supressão da PM foi obra da Dinamarca, que pede abolição do "sistema separado de Polícia Militar, aplicando medidas mais eficazes (...) para reduzir a incidência de execuções extrajudiciais.

A Coréia do Sul falou diretamente de "esquadrões de morte" e a Austrália sugeriu a Brasília que outros governos estaduais considerem aplicar programas similares aos da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) criada no Rio de Janeiro.

A Espanha por sua vez, solicitou a revisão dos programas em direitos humanos para as forças de segurança, insistindo no uso da força de acordo com os critérios de necessidade e de proporcionalidade, pondo fim as execuções extrajudiciais.


O relatório destaca a importância de que o Brasil garanta que todos os crimes cometidos por agentes da ordem sejam investigados de maneira independente e que se combata a impunidade dos crimes cometidos contra juízes e ativistas de direitos humanos.

O Paraguai recomendou ao País seguir trabalhando no fortalecimento do processo de busca da verdade e a Argentina quer novos esforços para garantir o direito à verdade às vítimas de graves violações dos direitos humanos e a suas famílias.
A França por sua parte, quer garantias que a Comissão da verdade criada em Novembro de 2011 seja provida dos recursos necessários para reconhecer o direito das vítimas à justiça.

Muitas das delegações que participaram do exame do Brasil concordaram também nas recomendações em favor da melhoria das condições penitenciárias, sobretudo no caso das mulheres, que são vítimas de novos abusos quando estão presas. Neste sentido recomendaram reformar o sistema penitenciário para reduzir o nível de superlotação e melhorar as condições de vida das pessoas privadas de liberdade.

Olhando mais adiante, o Canadá pediu garantias para que a restruturação urbana visando à Copa do Mundo de 2014 e aos jogos Olímpicos de 2016 seja devidamente regulada para prevenir deslocamentos e despejos.

G1






Polícia prende "Piu-Piu" no tráfico de drogas

Em data de 30 de Maio de 2012 (quarta-feira), policiais civis integrantes da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes prenderam o indivíduo identificado como Marcos Bispo dos Santos, 27 anos, apelidado de "Piu-Piu". Segundo a ocorrência registrada, o acusado foi flagrado no tráfico de drogas em uma residência localizada no Parque Getúlio Vargas em Feira de Santana/Ba. A prisão aconteceu aconteceu graças a denúncias anônimas que foram devidamente averiguadas pelos agentes da polícia civil.

 
    
Com Piu-Piu os policiais flagraram pedras grandes de crack, uma certa quantidade de cocaína, balança de precisão, dinheiro e alguns produtos que podem vir a ser usados na confecção de drogas ilícitas. No ato da ação policial foi apreendido um usuário que estava tentando comprar drogas no local, o que segundo a polícia comprova a veracidade da acusação.

Ainda segundo informações policiais, Marcos Piu-Piu esteve preso no ano passado ao ser flagrado com drogas na cidade de Vitória da Conquista/Ba, mas ficou pouco tempo preso.

* Fato Concreto

30 de maio de 2012

Polícia prende traficante próximo a rodoviária em Feira de Santana

Na madrugada de 30 de Maio de 2012 (quarta-feira), policiais militares lotados na 64ª CIPM de Feira de Santana/Ba, realizaram a apreensão de 80 pedras de crack e consequente prisão de seu portador.

A guarnição LOBO 24, sob comando do sgt Marcos, acompanhado do sd Klebson e do sd Bastos realizou abordagem a um indivíduo identificado como Maicon Jesus Castro, 29 anos, que segundo a polícia estava traficando em uma pousada nas proximidades do terminal rodoviário.



Com Maicon, também conhecido como "Índio", os policiais flagraram o porte da droga e com isso, o acusado foi conduzido ao Complexo Policial Investigador Bandeira para a adoção das medidas cabíveis.

   

CAESG recaptura fugitivo em Jequié

Policiais militares da CIPE/Sudoeste, conseguiram recapturar na madrugada de quarta-feira (30/05/12) um fugitivo do Presídio Penal de Jequié/Ba.

Os policiais seguiram informações de denúncias anônimas e apreenderam Iago Libarino dos Santos, quando este tentou fugir pulando muros de algumas residências no bairro Coveima I. 

Não foi informado a data da fuga do acusado e nem o tipo de crime contra ele imputado. Ele foi apresentado, segundo a polícia, no Distrito Integrado de Segurança Pública. 

*  Fato Concreto
 

Polícia prende suspeito com armas em Castro Alves

Na manhã de 29 de Maio de 2012 (terça-feira), investigadores da polícia civil da Bahia realizaram uma operação que culminou na prisão de Celson Almeida Araújo. Esta diligência aconteceu na cidade baiana de Castro Alves e o suspeito estava em frente a uma agência bancária no centro daquele município. Segundo informações da polícia, Celson que tem 34 anos é suspeito de ser integrante de uma quadrilha que já praticou diversos assaltos a estabelecimentos financeiros na região. Ainda segundo informações, no momento da prisão o acusado estava usando documentos falsos em nome de outra pessoa.

  
A polícia também prendeu uma mulher identificada como Maria Regina Souza Lima, 31 anos, que segundo a polícia portava na bolsa, cartuchos intactos de munições calibre 38. Com o casal foi apreendido um revólver calibre 38, uma pistola calibre 380, munições e documentos em nome de outras pessoas.

O casal é suspeito de ser integrante de uma quadrilha de assaltantes de bancos, e policiais civis da 4ª COORPIN irá investigar as informações. Eles foram autuados em flagrantes de acôrdo com a tipificação do crime imputado a cada um.

* Fato Concreto com fotos e informações de Pepe Gradin


Uso de drogas poderá ser descriminalizado

A comissão de juristas que discute a reforma do Código Penal no Senado aprovou na última segunda-feira (28/05/12) incluir na lista de sugestões que será enviada ao Congresso a descriminalização do uso de drogas.

As propostas da comissão, consolidadas, devem ser encaminhadas até o final de Junho. Apenas após votação nas duas Casas as sugestões viraram lei.

Atualmente o uso de drogas é crime, porém não é punido com prisão. O texto aprovado pela comissão deixa de classificar como crime o uso de qualquer droga, assim como a compra, porte ou depósito para consumo próprio. 

A autora da proposta, a defensora pública Juliana Belloque, afirmou que se baseou na tendência mundial de descriminalização do uso e na necessidade de diminuir o número de prisões equivocadas de usuários pelo crime de tráfico.



A comissão aprovou uma exceção em que o uso de drogas será crime: Quando ele ocorrer na presença de crianças ou adolescentes ou nas proximidades de escolas e outros locais com concentração de crianças e adolescentes.

Nesse caso, as penas seriam aquelas aplicadas atualmente ao uso comum: advertência sobre os efeitos das drogas, prestação de serviços à comunidade e o comparecimento obrigatório a programa ou curso educativo.

Para diferenciar o usuário do traficante, os juristas estabeleceram a quantidade máxima de droga a ser encontrada com o acusado: o equivalente a cinco dias de uso. Como a quantidade média diária varia conforme a droga, o texto estabelece que serão utilizadas as definições da Anvisa.

A comissão também aprovou a diminuição da pena máxima para o preso por tráfico. Hoje são 5 a 15 anos de prisão e a proposta estabelece 5 a 10.

Dos nove juristas presentes de um total de 15 da comissão, apenas o relator, o procurador da República Luiz Carlos Gonçalves, votou contra a descriminalização. Para ele, o fato de o usuário não ser punido acabará estimulando que ele seja considerado pela polícia e pela Justiça um traficante, o que aumentaria o encarceramento, exatamente o efeito contrário que a comissão pretende atingir.

* Notícias Policiais

29 de maio de 2012

Sobradinho. Polícia apreende drogas e prende o traficante.

Um muito bom trabalho realizado pela polícia militar, resultou na apreensão de drogas e prisão de um homem acusado de tráfico em Sobradinho na Bahia.

Policiais militares da CIPE/Caatinga efetuavam rondas ostensivas pela cidade de Sobradinho/Ba, no último dia 27 (domingo) e ao abordarem um jovem verificaram que o mesmo estava fumando um cigarro de maconha e relator para a guarnição policial aonde havia acabado de comprar a substância entorpecente. Ao chegarem no local, a guarnição encontrou a porta do imóvel fechada e quando da chegada do proprietário, este alegou que havia perdido a chave. Assegurada a custódia do local, os policiais da especializada montaram guarda até ao amanhecer do dia seguinte, quando foi concedido junto ao juiz, DR. Manoel Maurício de Lima, o mandado de busca e apreensão que legitimou o ingresso dos policiais, que após realizarem a varredura, encontraram no imóvel um total de 70 gramas de crack já fragmentada e prontas para a venda e o consumo.

Nesta ação foi preso sob acusação de tráfico de drogas a pessoa de José Carlos dos Santos. Em poder do acusado também foi encontrado cerca de R$ 4.000,00 que será investigado a procedência do dinheiro. O caso foi apresentado na delegacia da cidade para a adoção das medidas cabíveis.

* Fato Concreto com foto do site Geraldo José.

Cabelereiro é assassinado no José Ronaldo

 O cabelereiro Edvaldo de Jesus Reis, 40 anos, foi assassinado na própria residência localizada na Travessa Campina Grande do Conjunto José Ronaldo. O crime aconteceu na manhã de 29 de Maio de 2012 (terça-feira). Segundo informações do site Folha do Estado o cabelereiro estava com a família no interior de sua casa, quando um homem bateu no portão solicitando um corte de cabelo. Foi quando Edvaldo se aproximou do portão e o desconhecido sacou uma arma de fogo e deflagrou vários tiros acertando a vítima principalmente na cabeça, fugindo a pé logo em seguida, mas a polícia desconfia que o assassino poderia ter montado em uma moto que estava em uma esquina ali próximo. A polícia já começou as investigações na tentativa de elucidar mais este crime na cidade de Feira de Santana/Ba.

* Fato Concreto. FOTO: Gleidson Santos

Tentaram roubar moto da PM e se deram mal

Dois ladrões se equicovacaram e se deram mal durante uma tentativa de roubo no Sudoeste da Bahia.

No início da noite de 28 de Maio de 2012 (segunda-feira) uma guarnição policial do Pelotão de Motos efetuava rondas ostensivas no bairro Bateas 2 em Vitória da Conquista, quando ao entrar no em um local do citado bairro foram surpreendidos por dois adolescentes armados que anunciaram um assalto.

Com armas em punho os jovens gritavam: Perdeu, perdeu, perdeu! Mas não observaram que na verdade estavam tentando roubar a moto da PM e que os policiais estavam devidamente uniformizados. Os policiais revidaram, houve troca de tiros. Um dos adolescentes foi atingido e socorrido imediatamente ao hospital local. Após ter passado por uma cirurgia o adolescente não resistiu e morreu. O segundo acusado também foi atingido e socorrido por uma ambulância da SAMU e encontra-se internado em estado grave, segundo boletim médico fornecido pelo hospital.

As armas que estavam com os acusados foram apresentadas na delegacia da cidade. Segundo informações da polícia uma vítima de roubo de motos reconheceu um dos adolescentes como autor do crime ocorrido momentos antes da troca de tiros com a polícia   
 * Fato Concreto com informações do Blog do Igor

Policial militar morre em acidente de carro

O soldado da polícia militar da Bahia, Geraldo Corrêa Ferreira Brás, 46 anos, lotado na 4ª Companhia de PM em Conceição do Coité morreu depois de capotar o carro, um Pálio placa policial JNR 6471, licença de Santa Luz/Ba. Segundo informações, o militar foi encontrado sem sinais vitais ao lado do veículo, que desceu uma ribanceira na BA 120 no trecho que liga Conceição do Coité a Retirolândia, na localidade de Tanque Novo, que faz divisa dos municípios. O soldado foi visto pela última vez por volta de 01:00 desta terça-feira (29).

O policial sofria de sérios problemas de saúde, como epilepsia, diabete e hipertensão. A necrópsia deverá informar se a causa da morte do militar foi relacionada a um mau súbito ou tratou-se exclusivamente de um acidente automobilístico. O sd Corrêa estava na polícia havia 23 anos e a sete estava lotado na Companhia de Coité. Ele havia deixado o plantão na noite desta última segunda. O miliciano estava no aguardo do chamado para iniciar o curso para cabo dentro da instituição. Ele era morador na cidade de Santa Luz.

Geraldo Corrêa deixa esposa e duas filhas.
Que haja consolo, misericórdia e paz a família e amigos desta vítima, são os votos do blog Fato Concreto.
 

Polícia apreende 750 munições em Santa Catarina

A Polícia Rodoviária Federal catarinense apreendeu 750 munições na divisa do estado de Santa Catarina com o Paraná.
 
Esta apreensão aconteceu na madrugada do último domingo (27/05/12). Os policiais rodoviários federais fiscalizavam na BR 163, município de Barracão/PR quando conseguiram flagrar um gaúcho de 40 anos transportando a carga ilegal.
 
Segundo informações da polícia, as munições eram provenientes do Paraguai, sendo 650 cartuchos de calibre .40 (uso restrito) e 100 cartuchos calibre 380.
 
 O homem (dados ignorados) foi preso em flagrante e encaminhado para a Polícia Federal de Dionísio Cerqueira em Santa Catarina.
 
* Fato Concreto com informações do repórter Marcos Araújo

28 de maio de 2012

Polícia prende dois após assalto a posto de combustíveis em Vitória da Conquista

Por volta do meio dia de 27 de Maio de 2012 (domingo), policiais militares da CIPE/Sudoeste conduziram as pessoas identificadas como Antonio Alcântara Vilas Boas Filho,27 anos e Kelverson Oliveira Gonçalves, 19 anos. Os dois são acusados de terem participado no assalto a um posto de combustíveis, na Avenida Pará, no bairro Ibirapuera em Vitória da Conquista/Ba.

Segundo informações, Minutos antes da prisão, os conduzidos estavam com um Vectra verde, placa JNS 8057, estacionado na rua transversal à do posto, aguardando um  terceiro homem que deu voz de assalto ao frentista, subtraindo-lhe cerca de mil reais. Depois do assalto, o indivíduo armado adentrou ao Vectra e saiu normalmente a fim de não levantar suspeita, mas populares que estavam nas imediações conseguiram ligar pra Polícia, informando sobre a fuga no veículo mencionado. Com base dessas informações, os policiais conseguiram localizar o Vectra verde, que tentou fugir quando percebeu que a viatura estava se aproximando. Dentro do veículo foram identificados os indivíduos e apreendido um revólver ROSSI sem numeração e de calibre 38. O outro indivíduo que deu a voz de assalto e levou o dinheiro não foi encontrado.
* Fato Concreto

Deputado cobra do governador da Bahia menos viagens e mais soluções

O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), foi apontado, por levantamento realizado pelo O GLOBO, como o executivo brasileiro que mais viajou para o exterior durante um ano e meio de mandato. O petista passou 78 dias no exterior, em 14 missões oficiais, o que representa quase uma viagem por mês, em média.

Os governadores que ocupam o segundo lugar no ranking são Antônio Anastasia (PSDB), de Minas Gerais, e Tarso Genro (PT), do Rio Grande do Sul, com 35 viagens - menos da metade do chefe do executivo da Bahia. Jaques Wagner viajou na quarta-feira (23/05) para os Estados Unidos em mais uma missão. Até sábado (26/05) as viagens do governador já custavam R$ 285 mil aos cofres públicos.

O que nos chama atenção é que a maioria dessas viagens aconteceram em períodos de crise aguda do Estado da Bahia. Foi assim em fevereiro com a greve dos policiais militares e agora com a greve dos professores. E quais foram os resultados dessas viagens?”, questiona o deputado estadual Carlos Geilson (PTN).

O parlamentar (foto) afirma que não é contra as viagens do governador, mas cobra prioridade de Wagner para com os problemas da Bahia. “Eu não sou contra que o governador viaje, mas o problema é que são sucessivas vezes, e ainda são viagens improdutivas, que vêm acontecendo, inclusive, em períodos de crise. Realmente, isso é dá pouca importância aos problemas do nosso estado”, critica Geilson.

* Fato Concreto com informações da Assessoria de comunicações do parlamentar

Viatura da CIPE capota após colisão com outro veículo

Um acidente envolvendo uma viatura policial da Companhia de Policiamento Especializado do Sudoeste da Bahia (CIPE/Sudoeste), capotou após colisão com uma outra camionete quando cruzava a Avenida Brumado, na Zona Oeste de Vitória da Conquista. O acidente ocorreu na noite de 27/05/12(domingo). Segundo informações, o veículo oficial estava em perseguição a uma motocicleta e ao capotar ficou com as rodas para cima.  O condutor da Hillux cor branca de pré-nome Murilo e a sua noiva nada sofreram, enquanto que os quatro policiais foram socorridos em uma ambulância da SAMU, sendo que um deles em estado considerado grave. 



Camionete envolvida no acidente com viatura

* Fato Concreto

Armas apreendidas em Gandu

Policiais Militares do serviço de inteligência da 60ªCIPM/Gandu recuperaram na manhã de 27 de Maio de 2012 (domingo), duas armas furtadas.
 
 De acordo com as informações da polícia um rifle cal. 22 e uma espingarda cal. 28 foram roubados no sitio denominado Santo André, na região da água verde, zona rural de Wenceslau Guimarães/Ba.

Ainda de acordo com a polícia as armas foram encontradas em poder dos indivíduos Leonardo Pereira dos Santos, 22 anos, apelido “Dal Gago” e Erinaldo dos Santos, 23 anos, apelido “Dai”, acusados de praticar o furto, eles estavam numa localidade conhecida como “Buraco das cobras”.

Os elementos foram presos em flagrante e apresentados na delegacia de polícia em Gandu, onde permanecem a disposição da justiça. A ação contou com o apoio dos soldados da polícia militar Gomes Silva e Joselito, ambos lotados no 2º pelotão em Wenceslau Guimarães.
 
Armas que foram apreendidas
 * Fato Concreto com informações de Radio Patrulha

26 de maio de 2012

TASER quer fabricar arma de choque no Brasil

A  empresa americana Taser pretende pedir apoio das polícias civis e militares, das Forças Armadas e das empresas de segurança privada para desenvolver arma de choque especialmente voltada para o mercado nacional.
Segundo o fundador e diretor-executivo mundial da companhia, Rick Smith, o objetivo é obter o retorno dos clientes que já usam a Taser no país para, mantendo o modelo internacional, aplicar tecnologias desenvolvidas aqui e que melhor se adaptem às ações registradas nas ruas.
“A tecnologia da Taser é uma das mais avançadas do mundo em termos de prevenção de vidas para os fins de segurança. O que buscaremos é o retorno dos nossos clientes no Brasil para desenvolver um produto voltado para o mercado local. Iremos ouvir nossos clientes, ver o que eles querem, o que podemos fazer. E estamos buscando parceiros e até mesmo indústrias que queiram contribuir com tecnologia”, afirma Smith.
 Além do novo produto, Smith irá anunciou no dia 22/05/12, em Brasília, a implantação de uma sede da Taser no país e a futura instalação de uma fábrica. A cidade ainda não foi definida, mas, segundo ele, conversas começaram a ser feitas com estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
O anúncio da Taser em buscar se adaptar ao mercado brasileiro ocorre após três casos de mortes com o uso da arma de choque repercutirem no país neste ano. Em fevereiro, um folião que estaria alcoolizado morreu imobilizado por policiais militares do Tocantins. Em março, um brasileiro foi vítima na Austrália e um homem que teria usado drogas morreu após disparo da PM de Santa Catarina.
 
 Ao menos 12.486 pistolas de eletrochoque estão sendo usadas por agentes de segurança no país, segundo dados da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e do Exército. Os órgãos de segurança possuem hoje no país uma pistola de choque para cada 15.278 habitantes. Em comparação, considerando só o arsenal em poder de agentes públicos em serviço, há uma arma de fogo para cada 56 habitantes.
“A Taser não vai entrar no mercado nacional sozinha. Estamos levando em consideração os incentivos, as novas leis que estão sendo criadas e também potenciais parceiros, que conhecem melhor a forma de trabalhar aqui”, avalia Smith. O objetivo, segundo ele, é atingir todo o mercado da América Latina.
Segundo os planos da companhia, em 2013 a empresa contará com 10 funcionários em Brasília. Ainda não há previsão de capital que será investido e nem de prazo.
As armas de choque são empregadas nas ruas dos Estados Unidos e do Canadá desde 2003, quando começaram a ser fabricadas pela Taser, e ganharam destaque no mercado nacional após o Ministério da Justiça implementar uma política de incentivo ao uso de armas não-letais nos últimos 4 anos, buscando a redução dos homicídios e da letalidade policial.
Desde o final de 2011, uma pistola de choque fabricada pela Condor no país foi homologada e o Exército proibiu a importação da similar da Taser. Em seguida, em dezembro do ano passado, a Taser descredenciou sua representante no país. Questionado sobre se a construção da fábrica brasileira ocorre para competir com o concorrente nacional, Smith afirmou que a intenção de vir ao Brasil surgiu há dois anos.
“O investimento vai depender da demanda. O Brasil será nosso trampolim para a comercialização da Taser para a América Latina. A base que pretendemos construir aqui será para suprir não só a demanda nacional, mas a de toda a região, que é imensa”, acrescentou.

* Fato Concreto com informações do site Caserna Papa Mike

Policiais são homenageados em Itatim

No dia 25 de Maio de 2012 (sexta-feira), foi realizada uma sessão solene na Câmara Municipal de Vereadores em Itatim/Ba, na qual foi feita uma Moção de Honra aos policiais civis e militares que trabalham naquela cidade. O ato foi realizada pela Câmara de Vereadores e a Associação Comercial.

Mais de 19 profissionais da segurança local receberam placa de reconhecimento pelos trabalhos prestados a comunidade itatinense. Dentre eles delegado, agente, escrivão, capitão, major, tenente, sub tenente, sargento, soldados e outros.

O Delegado de Polícia do município Gilmar Nogueira destacou: “Graças a Deus nós conseguimos realizar um trabalho que já estamos colhendo bons frutos e o reconhecimento da comunidade é o combustível para continuar exercendo nosso papel.” 

O Capitão da PM Rosuilson também confessou: “Isso faz parte, nos incentiva a melhorar nosso serviço, nos qualificarmos, para cooperar para uma comunidade de paz, onde a harmonia entre as pessoas prevaleçam.”

 O soldado Antonio Nilo ressaltou a importância do apoio de todos: “Satisfação grande, agradecemos o apoio do Sub Tenente Benjamin, o Delegado Gilmar, a Prefeitura, a Câmara e toda população. Há uma união entre os policiais, tanto civil, quanto militar, por isso esse trabalho perfeito aqui no município de Itatim.”


Em entrevista a Criativa on line o Sub Tenente Benjamin Silva, comandante do 5° Pelotão de Itatim, diz que é um momento histórico: “As pessoas sempre procuram os policiais para resolver algum problema na comunidade, desta vez estamos sendo homenageados, ficamos felizes pelo trabalho que estamos desenvolvendo em parceria com a polícia civil e sendo reconhecidos por isso.”

Ainda receberam a placa de reconhecimento a Prefeita Raimunda da Silva e a Vice - Prefeita Maria Clara Correia.

* Fato Concreto com informações de Criativa on line






Estudante atropelada na UEFS pode ter sido vítima de tentativa de homicídio

A estudante de psicologia da FTC, Josefa Sandra Anchieta do Nascimento, 28 anos, foi atropelada dentro da UEFS na tarde de 25 de Maio de 2012 em Feira de Santana/Ba. A jovem que foi atropelada quando deixou seu setor de trabalho e se dirigia ao local aonde estava sua moto em frente a um dos módulos da universidade.

A jovem disse ter sido na verdade, vítima de uma tentativa de homicídio, pois segundo ela o seu ex-companheiro foi quem provocou o acidente ao acelerar e jogar o veículo dele, um FIAT ESTRADA, placa policial NTI 8085, contra a jovem atropelando-a.

O homem apontado pela estudante, que está estagiando na UEFS, chama-se Humberto Oliveira Canário que tem 57 anos e mora no bairro Cidade Nova.

No acidente outros veículos que estavam estacionados, também foram atingidos. A jovem foi socorrida para um hospital da cidade, enquanto que a diretoria da universidade acionou as autoridades para adoção das medidas cabíveis. 

* Informações e fotos do site   ACORDA CIDADE