30 de novembro de 2012

Asa Branca e Tático Móvel moralizam na Mangabeira em Feira de Santana


Armas e drogas foram apreendidas na manhã de 30 de novembro de 2012 (sexta-feira) em Feira de Santana/BA, em um trabalho realizado por PMs da CETO (Companhia Especial Tático Operacional). Três suspeitos foram conduzidos para a delegacia.


Rondas ostensivas estavam sendo desenvolvidas no bairro Mangabeira quando aconteceu a abordagem aos três indivíduos identificados como Wellington Santos Dias, 19 anos, Lailson Rodrigues de Oliveira, 21 anos e Diego Conceição Jesus, 23.

Com o trio foi encontrado a posse de 89 trouxas de maconha, 04 trouxas de cocaína, uma espingarda de fabricação artesanal, além de um revólver calibre 38.


Entre os presos está Laison, apelidado como ÍNDIO, que é suspeito de alguns homicídios na cidade. Segundo os PMs, ele confessou autoria no assassinato que vitimou um jovem ano passado na Mangabeira, bairro em que reside.

Foram todos os envolvidos apresentados na delegacia localizada no Complexo Policial Investigador Bandeira.

* Fato Concreto com informações e fotos do Central de Polícia


29 de novembro de 2012

Morre aos 75 anos, Joelmir Beting


O jornalista Joelmir Beting morreu no início da madrugada de hoje quinta-feira (29/11/12), aos 75 anos. O hospital não divulgou o boletim médico oficial. A morte foi comunicada pelo filho de Joelmir, o jornalista Mauro Beting. Ele estava no ar na Rádio Bandeirantes quando soube da morte do pai.
O jornalista, que estava internado desde o dia 22 outubro, por causa de uma doença autoimune nos rins, teve um AVE (acidente vascular encefálico) em 25 de novembro, e seu estado era considerado grave quando faleceu, no hospital Albert Einstein.
Em mais de 55 anos de carreira no jornalismo, Beting foi apresentador de programas de rádio, âncora de jornais e comentarista de esporte e de economia.
Sua paixão pelo Palmeiras lhe custou uma suspensão na carreira esportiva, mas isso apenas lhe deu tempo para se consagrar no jornalismo econômico brasileiro.
Dono de bordões como “Quem não deve, não tem” e “Gol de Placa”, Beting já trabalhou em grandes emissoras como a Globo, a Band e a BandSports, em estações de rádio como a Jovem Pan e a Rede Bandeirantes e em dois dos maiores jornais do Brasil.

* O Estadão

Jovens presos com celulares roubados na Conceição II


Dois homens acusados de roubo a transeuntes, foram presos na tarde de 29 de novembro de 2012 (quinta-feira) em Feira de Santana/BA.

A prisão aconteceu quando os suspeitos identificados como Josuel da Silva Reis Lima, 22 anos e Tiago Apolonio de Jesus, 19, ambos moradores do bairro Conceição II foram abordados pela Equipe Alfa do PETO 66, que pertence a 66ª CIPM. Eles (acusados) portavam 04 aparelhos celulares, e uma vez questionados sobre a propriedade, demonstraram dúvidas, o que levou a guarnição buscar melhores informações sobre a origem dos telefones.


O soldado Pedro - motorista do PETO - disse que enquanto a abordagem estava em andamento, os aparelhos começaram a tocar, e quando foram atendidos eram parentes das vítimas de roubo. Os dois suspeitos foram conduzidos à delegacia e por lá foram reconhecidos por três garotas de 13, 16 e 17 anos que imediatamente apontaram eles como sendo os que lhes haviam roubado os aparelhos há horas atrás. Josuel já tem passagem por crime de roubo  mão armada

Colocando a mão por baixo da camisa, os ladrões fingiram estarem armados e anunciaram o assalto, fato ocorrido no bairro Cidade Nova. Eles foram abordados e flagrados já no bairro Conceição II.

Os dois acusados foram flagranteados e agora estão a disposição da Justiça.


                                  * Fato  Concreto

28 de novembro de 2012

Crimes de trânsito em debate


A pena dos crimes culposos pode ser aumentada. Pelo menos isso é o que prevê o projeto de lei do deputado Gonzaga Patriota do PSB/PE, que estabelece novas definições para crime culposo e doloso. O objetivo é punir os crimes de trânsito, mas as mudanças irão afetar os crimes de uma forma geral.

Segundo a proposta, irá haver alteração no código penal. Conforme a definição atual, o crime doloso é quando o agente quis o resultado ou assumiu o risco de produzi-lo. Já o crime culposo é quando o agente deu causa ao resultado por imprudência, negligência ou imperícia. Ou seja, quanto ao crime doloso, o projeto elimina a hipótese em que o acusado, mesmo sem a intenção, assumiu o risco de produzi-la. Esse é o chamado dolo eventual, que o autor do projeto considera uma ficção, por ser subjetivo. Quanto ao crime culposo o autor do projeto retira as expressões negligência e imperícia, por considerar que ambas são variações de imprudência.



                                      * Fato  Concreto

Presos após tentarem roubar jovens fingindo estarem armados


Uma guarnição policial a bordo da LOBO 23, que pertence a 66ª CIPM, prenderam dois jovens acusados de tentarem assaltar duas jovens que saiam da escola em 27/11/12 na cidade de Feira de Santana/BA.

A guarnição estava em rondas ostensivas pela avenida Fraga Maia quando foi solicitada por populares, informando que Paulo Rodolfo Lima e Erick de Jesus Santos, moradores do bairro Mangabeira anunciaram um assalto contra duas garotas e fingiram estarem armados. Um das vítimas começou a gritar por socorro e populares dominaram os suspeitos. Eles foram conduzidos para a delegacia para a adoção das medidas cabíveis.

* Informações e foto do site Voz da Feira.


                                                   * Fato Concreto

Jornalista Joelmir Beting internado em estado grave e quadro é irreversível


O jornalista e comentarista político Joelmir Beting, sofreu no último domingo (25/11/12) uma AVE - acidente vascular encefálico. O jornalista estava internado desde outubro do corrente ano no Hospital Israelita Albert Einsten em São Paulo/SP, para tratamento de uma doença autoimune e estava se recuperando.

Segundo o último boletim médico, Joelmir está sedado, respirando com ajuda de aparelhos e em diálise. Ainda segundo informações o seu estado clínico é considerado irreversível.


                                 * Fato Concreto

Arma roubada de um PRF é recuperada pela PM em Juazeiro da Bahia


Policiais militares lotados na 76ª CIPM em Juazeiro/BA, realizaram na manhã de 27/11/12, a apreensão de uma pistola calibre .40 que estava em poder de dois homens (nomes não revelados), quando estes montavam uma moto POP próximo a um condomínio da cidade. Segundo informações do site Geraldo José, a arma havia sido furtada de um policial rodoviário federal durante uma viagem de ônibus, próximo a cidade de Jaguarari/BA.

Os homens foram conduzidos e apresentados na delegacia territorial de Juazeiro.


                                    * Fato Concreto

Garota apreendida com revólver e 02 kg de maconha em Serrinha



Uma adolescente de 17 anos foi apreendida na tarde da última segunda-feira (26) com dois quilos de maconha em uma operação das policias Civil e Militar da cidade de Teofilândia/BA, localizada a 214 km de Salvador.

Segundo a polícia, a adolescente já vinha sendo investigada por suspeita de tráfico na localidade de Rocinha, que fica na zona rural do município. A garota foi flagrada também com um revólver calibre .44 e munições. A polícia informou que a droga estava acondicionada em um saco plástico e enterrada no fundo do quintal da residência. A jovem foi conduzida para a delegacia e posteriormente ao Ministério Público.

O pai da garota é um traficante bastante conhecido da polícia daquela cidade. Ele é conhecido como Braz e está atualmente custodiado no presídio de Serrinha/BA.

*  Informações e fotos do site Serrinha em Foco.


                             * Fato Concreto

Guarda Municipal atuante em Feira de Santana


Os agentes da Guarda Civil Municipal de Feira de Santana/BA, realizaram a apreensão de uma grande quantidade de drogas, tipo maconha, no bairro Rua Nova. Fato ocorrido na tarde de 27 de novembro de 2012.

A equipe sob comando de Marcos Vinicius, recebeu denúncias de tráfico próximo a uma escola municipal localizada no bairro Rua Nova. Ao chegarem os GMs perceberam que alguns jovens fugiram. Próximo ao muro lateral da escola, dentro de um matagal, foi encontrado cerca de meio quilo de maconha prensada, além de algumas pedras de crack. A droga apreendida foi apresentada na DTE (Delegacia para Tóxicos e Entorpecentes).


Em plena atividade participativa, os agentes da Guarda Municipal, também deram apoio a SAMU durante um acidente que envolveu o pedreiro Edvaldo Araújo Pereira, 34 anos, quando este montado em uma bicicleta tentava atravessar a avenida Presidente Dutra, saída para Salvador e foi colhido por um veículo camionete, cujo condutor permaneceu no local e acompanhou todo procedimento de socorro a vítima.

Vemos na foto acima que os agentes da Guarda Municipal estão a postos, não só auxiliando no socorro a vítima, mais também cuidando da segurança da via para evitar que novos acidentes venham a acontecer.

É muito bom ver o trabalho da GM em Feira de Santana.

FOTOS: Marcos Valentim


                                     * Fato Concreto

Policial civil é executado a tiros em Salvador

O policial civil Lomar Castro, 50 anos, foi executado a tiros na noite de 27 de novembro de 2012 (terça-feira) quando já estava próximo a sua residência, localizada no bairro São Cristovão em Salvador, capital da Bahia.

Segundo informações da Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), o agente policial foi alvejado por homens que estavam em uma moto e fugiram logo após terem acertado a vítima que morreu no local. O crime aconteceu na rua Alvorada.

As investigações sobre este crime já estão sendo efetuadas pela DHPP.


                                                    * Fato Concreto

Soldado da PM se envolve em acidente de trânsito e morre após choque com animal


Um soldado da Polícia Militar da Bahia morreu na madrugada de terça-feira (27/11/12) em um acidente de trânsito na BA/381, no trecho entre Cansanção e Itiúba, a 145 km de Serrinha. 

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, Pedro Batista Viana Junior, 31 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu.

O acidente, segundo informações, aconteceu por volta das 3:30hrs da madrugada, no km 04 da rodovia. Ainda segundo informações da PRF, o soldado Pedro conduzia uma motocicleta quando atropelou um animal que estava solto na pista. O PM foi arremessado para fora da estrada. 

27 de novembro de 2012

Jovens presos com arma perto de posto de combustíveis em Brumado


Na manhã de 27 de novembro de 2012 (terça-feira) uma guarnição do Pelotão Especial da 34ª CIPM realizaram a apreensão de uma arma de fogo que estava em poder de dois jovens na cidade de Brumado/BA.

A equipe sob comando do soldado Silva Rocha, efetuava rondas ostensivas pelo centro da cidade, e observaram dois homens que estavam em atitude suspeita próximo a um posto de combustíveis. Os suspeitos fugiram montados em uma moto  (demais dados ignorados) imediatamente a aproximação da viatura, mais foram logo alcançados e com a dupla, foi encontrado um revólver calibre 32 municiado com dois cartuchos intactos. Um dos conduzidos para a delegacia local foi identificado como Islan Costa Soares, 18 anos. O outro conduzido é um adolescente de 17 anos.

A polícia agora irá investigar o que eles estavam fazendo próximo ao posto de combustível com a posse desta arma


* Fato Concreto com informações da ASCOM/34ª CIPM

PETO 66 encontra drogas e arma no Cordeiropólis


Um homem foi preso, ao ser flagrado com arma de fogo e drogas, na tarde de 27 de novembro de 2012 (terça-feira) em Feira de Santana/BA.

A prisão foi feita por policiais militares do PETO 66 que pertence a 66ª CIPM. A guarnição sob comando do soldado Brito efetuava rondas ostensivas pelo bairro Mangabeira, quando ao passar pelo Conjunto Cordeirópolis, avistou um grupo de homens que estavam parados em uma esquina.


Alguns fugiram ante a aproximação da polícia. O jovem, que disse se chamar Rafael Santos de Jesus, 23 anos, foi alcançado pela guarnição. Um dos componentes da Equipe Alfa disse ter visto quando o jovem arremessou alguma coisa para detrás de uma cerca de pau. Ao averiguaram o que havia sido arremessado, os policiais encontraram um revólver calibre 32, municiado com um cartucho e 37 pedras pequenas de crack, que estavam embaladas e prontas para a venda e o consumo.

O jovem alegou ser apenas um usuário e que o material encontrado pela polícia não pertence a ele, e sim aos demais indivíduos que conseguiram fugir.

Ele foi conduzido e apresentado na DTE (Delegacia para Tóxicos e Entorpecentes), para que fossem adotadas as medidas cabíveis por lei.


                                       * Fato  Concreto

PETO 66 prende homem com arma de fogo na Fonte de Lili


Um homem foi encaminhado para a delegacia, preso em flagrante após ter sido encontrado portando uma arma de fogo no bairro Queimadinha em Feira de Santana/BA.

Segundo informações, o jovem identificado como Wellington de Jesus Silva, 19 anos de idade, foi abordado pelos policiais militares do PETO 66 quando ele estava na comunidade conhecida como Fonte de Lili, sendo que com o suspeito foi encontrado uma arma de fogo.


O sargento Paulo Calixto, que estava acompanhado pelo soldado Samarone (motorista) e o soldado Atanael, flagraram em poder de Wellington um revólver calibre 38, municiado com seis cartuchos intactos. Esta apreensão aconteceu na madrugada de 27/11/12. O jovem foi apresentado na delegacia local para a adoção das medidas cabíveis.


                                           * Fato Concreto 

26 de novembro de 2012

PETO 66 prende ladrão em flagrante dentro de um bar em Feira de Santana


Policiais militares do PETO 66 realizaram na madrugada do dia 25 de novembro de 2012, a prisão em flagrante do jovem Antonio Carlos Silva da Mata 19 anos, que segundo os PMs estava a praticar um assalto em um bar.

Segundo o sargento Paulo Calixto - comandante da guarnição - sua equipe efetuava rondas ostensivas pela avenida João Durval Carneiro, quando perceberam uma movimentação atípica no interior de um bar. Ao aproximarem-se, os policiais então puderam verificar que se tratava de um roubo sendo praticado contra clientes do estabelecimento.


O sargento disse ainda que outros dois indivíduos que eram participantes desta ação delituosa conseguiram fugir pelos fundos do bar após pularem alguns muros, mas Antonio Carlos acabou sendo alcançado e com ele foi encontrado um revólver calibre 38, com numeração suprimida (raspada) e municiado com dois cartuchos intactos.

O acusado recebeu voz de prisão em flagrante e foi conduzido para a delegacia localizada no Complexo Policial Investigador Bandeira.


                                  *Fato Concreto 

24 de novembro de 2012

Homens presos após tentarem roubar caminhoneiro em Feira de Santana


Três pessoas, sendo uma delas menor de idade (17 anos), foram presas na tarde de 24 de novembro de 2012 (sábado), sob acusação de formação de quadrilha e porte ilegal de arma, após terem, segundo a polícia, tentado efetuar roubo a um caminhoneiro em Feira de Santana/BA.

Segundo informações da PM, o trio havia tentado roubar um caminhoneiro quando este, estava em um posto de combustíveis da cidade. A Polícia tomou conhecimento do fato e a SICOM (Sistema Integrado de Comunicações) repassou a situação para os policiais que estavam em patrulhamento ostensivo pelas ruas e bairros da cidade.


Uma guarnição da 65ª CIPM - sob comando do cabo Mota avistou o carro que estava sendo tripulado pelos suspeitos, uma corrier cor prata, placa policial JOU 1001, licença de Valença/BA.

Os indivíduos ainda tentaram fugir, mas após um cerco policial estratégico, foram interceptados e abordados, já na rua Macapá do bairro Tanque da Nação.

Veículo usado pela quadrilha no momento da abordagem dos policiais

Os suspeitos foram identificados como Jerster Mota Silva 27 anos, que mora no bairro Jardim Acácia, Paulo Henrique Macedo, 18 anos, morador do bairro George Américo e o adolescente. Segundo informações da polícia, todos já tem passagens.

A guarnição do cabo Mota conduziu e apresentou todos os envolvidos na delegacia, aonde cada um irá responder conforme seus delitos praticados.


                                 * Fato Concreto

Polícia prende traficante com mais de 200 pedras de crack em Santo Estevão


As polícias civil e militar montaram uma operação na noite de 24 de novembro de 2012 (sexta-feira) que resultou na prisão de dois traficantes e a apreensão de mais de 200 pedras de crack. A operação teve como principal objetivo o combate ao tráfico de drogas em Santo Estevão/BA. Mais de 20 policiais, 08 viaturas e dois carros de apoio fizeram parte da operação que teve o reforço da equipe Visão Noturna, da COORPIN – Coordenadoria Regional de Policia do Interior.

No Caminho do Oeste, Thiago de Jesus Andrade foi preso em casa com mais de 200 pedras de crack. No momento da abordagem, a polícia encontrou na residência, garotas menores de idade e um outro adolescente que foi preso por associação ao tráfico. Drogas injetáveis e seringas, celulares e dinheiro também foram encontradas na casa de Thiago, conhecido como ‘Tingôle’, que tem várias passagens pela polícia. Ele e o adolescente que estava na sua residência foram presos em flagrante e qualificados por tráfico e transferidos para o Presídio Regional de Feira de Santana. Um outro jovem conseguiu fugir antes da chegada da polícia.

No bairro do Mutirão, policiais vasculharam o bairro a procura de traficantes de Feira de Santana que vieram morar no local. Uma casa foi invadida pelos agentes que encontraram mais pedras de crack. Os bandidos conseguiram fugir no momento que perceberam a aproximação das viaturas. Moradores do bairro clamavam por justiça. “Estou feliz com esta operação. Isso aqui tá um inferno. Os traficantes estão tomando conta”, revelou uma moradora que por medo de represália preferiu não se identificar.


* Fato Concreto com base nas informações do site Central de Polícia



23 de novembro de 2012

A Bronkka ficou de fora do Festival de Pagode 2012 em Salvador


E o grupo A Bronkka se envolveu em mais uma polêmica. Em nota oficial divulgada na tarde da última quarta-feira (21/11/12), os produtores do Muquiverão 2012, falaram sobre a não participação do grupo de pagode comandado pelo cantor Igor Kannário no festival de pagode. De acordo com Luciano Paganelli, um dos produtores do evento, "o contrato não foi fechado devido ao grande número de exigências impostas pelos empresários da banda, ficando inviável a contratação". Entretanto, ele não deixa claro quais foram as solicitações impostas pela produção da banda. Em contato com a reportagem do iBahia, a assessoria de imprensa de A Bronkka afirmou que "desconhece o teor das exigências em questão" e declarou que "o grupo não vai se manifestar sobre o assunto por enquanto. Os empresários do bloco 'As Muquiranas', responsáveis pela produção do Muquiverão, contam na mesma nota que o convite para que A Bronkka se apresentasse no evento foi feito ainda no mês de agosto. E explica: "Não vetamos A Bronkka do evento. Se a banda não está na grade de atrações do Muquiverão é por conta das exigências do grupo que não conseguimos atender. Assim como eles tem normas, nós também temos os nossos procedimentos a serem seguidos", ressaltou Paganelli.

 O evento será realizado no dia 9 de dezembro do corrente ano (domingo), no Wet'n Wild. O Muquiverão 2012 vai contar com apresentações de bandas do pagode baiano, como Psirico, Saiddy Bamba, Black Style, Edcity, Parangolé, Guettho é Guettho, Golaço e Turma do Pagode. O evento ainda contará com o funkeiro Mr. Catra.

                                     
                               * Fato Concreto

Investigação da PF e do Exército aponta que PCC infiltra criminosos em curso de explosivos


O PCC (Primeiro Comando da Capital) infiltrou integrantes em cursos que ensinam a manusear explosivos, realizados em pedreiras do Estado de São Paulo. A informação consta de investigações da Polícia Federal e do setor de inteligência do Exército. Os documentos, sigilosos, informam que o objetivo da facção é aumentar a eficácia de suas ações em explosões de caixas eletrônicos. Suspeita-se, no entanto, que a técnica também possa ser usada pelos criminosos para atacar policiais. O treinamento para o uso de explosivos pode estar sendo feito por membros do PCC há, pelo menos, quatro anos. A Polícia Civil de São Paulo chegou a investigar, em 2008, essa prática da facção.
A apuração parou porque, na época, os policiais não tinham o acesso ao sistema que permite a pesquisa sobre os sócios das empresas que ministram os cursos -chamados de "blasters" ou de "cabo de fogo". A equipe de policiais produziu, então, um documento e encaminhou à Secretaria da Segurança Pública do governo de São Paulo. O relatório mostra que de 145 inscritos nos cursos de manipulação de explosivos em pedreiras 13 tinham ficha na polícia por tráfico de drogas e por roubo.
A Polícia Federal retomou o levantamento e trocou informações com o Exército. A preocupação cresceu com os constantes roubos de explosivos no Estado. Neste ano, pouco mais de uma tonelada de dinamite foi levada por assaltantes em São Paulo. Não há notícias de que esses explosivos tenham sido recuperados. Em 2010, mais uma tonelada foi roubada, além de 11 quilômetros de pavio e 568 espoletas, responsáveis por acionar a detonação da dinamite em gel. A suspeita é de que os explosivos estejam sendo enviados também para outros Estados do país. Nos cursos, os criminosos se aproveitariam da falta de controle das pedreiras que permitem a inscrição de qualquer pessoa. Das 160 pedreiras que existem em São Paulo, só metade segue uma série de determinações do Exército. Entre as exigências estão o controle sobre quem são os alunos que se inscrevem.
"Temos um controle sobre nossos associados, mas há outras pedreiras, menores, que podem não estar seguindo essas regras de segurança. Aí, a gente não pode fazer muita coisa", afirmou Osni de Mello, assessor técnico do Sindipedras (Sindicato de Indústria de Mineração e Pedra Britada de São Paulo). Oficialmente, a Comunicação Social da Região Militar, responsável pelo Estado de São Paulo, informou não possuir informação de que o PCC infiltre pessoas em cursos de explosivos em pedreiras. Declarou ainda que a Polícia Federal levanta a ficha criminal das pessoas inscritas nestes cursos. A Polícia Federal não comentou o assunto.


FONTE: Jornal da Segurança

PETO 66 prende homem armado e com drogas no Papagaio


Um homem foi preso por porte ilegal de arma de fogo e posse de drogas, na manhã de 23 de novembro de 2012 (sexta-feira) em Feira de Santana/BA.

A Equipe Eco do PETO 66  que pertence a 66ª CIPM, comandada pelo sargento Paulo Calixto, acompanhado do soldado Samarone (motorista) e do soldado Atanael (patrulheiro), realizavam rondas ostensivas pelo bairro Papagaio e ao passar pela rua 05 procederam abordagem com busca pessoal ao indivíduo identificado como Rodrigo Souza da Silva, 19 anos, e o flagraram com uma arma de fogo e um pequena quantidade de drogas.


Os PMs do PETO 66 apreenderam em poder do acusado um revólver calibre 22 municiado com 04 cartuchos intactos e algumas buchas de maconha prensada, que o jovem disse ser usuário, mas com ele também foi encontrado uma certa quantia em dinheiro que pode, segundo os policiais, ser proveniente da prática de comércio ilícito de drogas.

O policial Samarone - motorista da guarnição - disse que o flagranteado é verdadeiramente morador da Comunidade Modelo que fica em Santo Estevão/BA, mas que após ter-se envolvido em uma briga, ocorrida há tempos por lá aonde esfaqueou uma pessoa e também foi esfaqueado, teve de vir morar em Feira de Santana.


O jovem foi conduzido e apresentado ao delegado plantonista do Complexo Policial Investigador Bandeira, que adotou todas as medidas cabíveis, tipificando o acusado de acordo com os crimes contra ele imputados.




                                   * Fato Concreto


Suspeitos de roubo de motos presos no Centro de Feira de Santana


Policiais militares lotados na 64ª CIPM em Feira de Santana/BA, evitaram um possível roubo de motos no centro da cidade.

A equipe do MOTO CENTRO efetuou, na noite de 22 de novembro de 2012 (quinta-feira) abordagem a dois jovens e com eles foram encontrados duas chaves minchas (material que serve para funcionar qualquer tipo de moto). Os PMs acreditam que a dupla estava ali a procurar algum veiculo para furtar.

Os jovens foram conduzidos para maiores explicações na delegacia da cidade. Um foi identificado como Antoniel Silva de Jesus, 22 anos e o outro é menor de idade (17 anos).


                               * Fato Concreto

Policiais da 62ª CIPM cumpre mandados e prende dois em Camacã


Policiais militares do Pelotão Especial pertencente a 62ª CIPM, prenderam em Camacã/BA dois homens que estavam com mandado de prisão decretado pela justiça local.

Este fato aconteceu em 22 de novembro de 2012 (quinta-feira), quando os PMs localizaram Samarone Souza, vulgo Gatinho e Ualisson Santos Oliveira, vulgo Nino. A assessoria de comunicações da Unidade, informou que contra os dois suspeitos, pesa a acusação de latrocínio (roubo seguido de morte), quando em 09 deste mesmo mês eles vitimaram o idoso Adolfo Crispim dos Santos, com golpes de facão e com a ponta de um guarda-chuvas. A dupla ainda chegou a ser presa posteriormente na posse de um revólver, mais acabaram sendo postos em liberdade, de acordo com a lei vigente do País.

Após a prisão, a dupla foi apresentada na delegacia de Camacã e agora estão a disposição das autoridades competentes.

* Fato Concreto com informações da ASCOM/62ª CIPM

22 de novembro de 2012

Um homem preso e o outro morto após confronto com a PM em Itatim


Um homem morreu e outro foi preso após confronto com policiais militares na cidade de Itatim/BA.

Segundo informações, dois homens tentaram praticar um assalto a um fazendeiro que fugiu e acionou a polícia. Guarnições saíram em busca dos suspeitos e ao deparar-se com eles, um se entregou. Trata-se de Geocivaldo dos Santos Freitas, 22 anos. Já o outro indivíduo conhecido apenas pelo pré nome  de Silvano, apelidado de Doidinho, ofereceu resistência a voz de prisão e após investir com tiros contra os policiais militares foi alvejado e morreu a caminho do hospital local.


A arma utilizada pelo oponente da PM, um revólver calibre 22 e as munições deflagradas foram encaminhadas para a delegacia local.

Segundo informações da polícia, os dois são naturais de Amargosa/BA.

* Fato Concreto com informações e fotos do Polícia é Viola

Ladrões de bicicleta presos durante a madrugada

Na madrugada desta quinta-feira (22/11/12), policiais militares integrantes da BCS (Base Comunitária de Segurança), instalada no bairro George Américo em Feira de Santana/BA, realizaram a prisão de dois homens acusados de furto de bicicletas.

A prisão aconteceu quando uma guarnição, a bordo de uma viatura comandada pelo soldado Assis, efetuava rondas ostensivas pelo bairro, e ao avistarem Montiel Barbosa Moreno e Anselmo Sena Vieira carregando no ombro uma bicicleta cada, resolveram efetuar abordagem, ao passo que a dupla confessou terem roubado as bikes em uma residência ali perto. Eles foram conduzidos e apresentados na delegacia, localizada no Complexo Policial Investigador Bandeira.


                                                                 * Fato Concreto

Dois morrem em confronto com a Polícia em Brumado


Dois homens morreram em confronto com a polícia na cidade baiana de Brumado, fato ocorrido na tarde de 21 de novembro de 2012.

Segundo informações da ASCOM (assessoria de Comunicações) da 34ª CIPM, Muriel Silva Aguiar e Maicon Bento dos Reis, tombaram após terem trocado tiros com as guarnições. A troca de tiros aconteceu quando os PMs tentaram abordar os dois que transitavam em uma motocicleta na Vila Presidente Vargas. Os acusados transportavam em uma mochila um kg de maconha prensada e iniciaram a agressão, efetuando disparos que atingiu uma das viaturas. Durante o tiroteio os dois jovens foram atingidos e após terem sido socorridos até um hospital local, não resistiram e vieram a óbito.


Dois revólveres de calibre 38 com munição deflagradas foram encontrados com a dupla.

Equipes da CIPE/Sudoeste, deram apoio ao policiais da 34 CIPM que em continuidade das diligências, prenderam mais outras pessoas acusadas de serem integrantes da quadrilha na qual Muriel - que morreu - seria o chefe.


Foram presos e entregues na delegacia: Marcos Henrique dos Santos Oliveira, Adriano Alves Torres, André da Silva Lima (fugitivo do presídio Lafaiete Coutinho) e um adolescente de 17 anos de idade. Com a quadrilha foram apreendidos 15 gramas de cocaína, ampolas para embalagem da droga, colete balístico de fabricação caseira, notebook, som portátil, entre outras coisas.         


                                             * Fato Concreto

Polícia apreende dinamites em Brumado


Bananas de dinamite foram apreendidas na tarde de 21 de novembro de 2012 (quarta-feira) em Brumado/BA.

Policiais militares lotados na 34ª CIPM, apoiados por integrantes da CIPE/Sudoeste encontraram 49 exemplares do explosivo que estavam em poder de José Fernandes Pereira Vieira, quando este dirigia um veículo Voyage, placa policial GSV 5607 com licença do estado de São Paulo. A abordagem aconteceu nas proximidades do Terminal Rodoviário da cidade.

Segundo informações da polícia, os explosivos estavam com numerações de série suprimidas. José Fernandes que já tem passagens pela polícia por roubo foi encaminhado preso, para a delegacia local. 


                                     * Fato Concreto       

Tático Móvel prende foragido de São Paulo com arma na cintura em Feira de Santana


Um revólver calibre 38, com numeração raspada, municiado com 05 cartuchos foi apreendido em poder de um homem durante uma abordagem feita por policiais militares do Tático Móvel, na noite de 22 de novembro (quarta-feira) em Feira de Santana/BA.

A guarnição sob comando do sgt Ferreira Santos efetuava rondas pelo bairro Parque Ipê e ao abordar a pessoa identificada pelo prenome de Willians, encontrou na cintura dele o artefato bélico. 


Após ser feita a condução suspeito para a delegacia e após consulta ao banco de dados da polícia, ficou-se sabendo que Willians estava sendo considerado um foragido da justiça de São Paulo desde 2009.

O homem ficou preso a disposição da Justiça.


                                        * Fato Concreto

21 de novembro de 2012

Polícia prende dois acusados de roubo de moto em Feira de Santana


Policiais Militares prenderam na manhã de 21 de novembro de 2012 (quarta-feira), o jovem identificado como Gilson Lima dos Santos, 18 anos de idade, conhecido como “Diu”, e apreenderam um adolescente de 13 anos, acusados de um roubo e porte ilegal de arma na região do Bom Viver, bairro do George Américo, em Feira de Santana/BA.

De acordo com a ocorrência policial, uma pessoa de pré nome Adriano foi abordado pelos dois acusados, que lhes subtraíram uma moto Biz.

Uma guarnição da PM que passava pela região foi acionada pela vítima e conseguiu localizar Gilson e o adolescente. Segundo os policiais, um revólver calibre 32 foi encontrado durante a abordagem aos suspeitos no bairro do Aviário. Os dois foram encaminhados ao Complexo Policial de Feira de Santana, enquanto que a moto foi recuperada e entregue ao proprietário. 


* Fato Concreto com foto do Central de Polícia

Presos transferidos após fim de rebelião em presídio de Juazeiro/BA



Noventa e nove presos foram transferidos, na tarde da última terça-feira (20/11), do Conjunto Penal de Juazeiro/BA, depois da rebelião 24 horas. Duzentos e oitenta detentos se rebelaram depois da notícia de que um dos detentos seria transferido de ala.

A situação só foi controlada pela manhã de terça-feira (20). Sete internos ficaram feridos e cinco deles tiveram que ser atendidos fora do conjunto penal. A transferência de presos começou na tarde desta terça. Os detentos foram levados para unidades prisionais em Feira de Santana, Serrinha e Salvador.

De acordo o major Yulo Lins - comandante do policiamento na área onde fica a penitenciária - os detentos se renderam após observarem o reforço policial. "Desde ontem [segunda-feira] foi feito um trabalho com reforço do policiamento. Transcorreu tudo em paz, não houve necessidade de usar força, armas, nada. Houve o isolamento do local e após a demonstração de força, o movimento foi encerrado", afirma o major.

Ele diz que os sete presos que foram feitos reféns pelos rebelados ficaram feridos, mas sem gravidade. "Foi provocado por eles mesmos. Dois foram medicados na própria unidade prisional e os outros cinco foram levados para hospitais por precaução, para passarem por exames", relatou o oficial.

Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (SEAP), os presos destruíram celas, quebraram grades, paredes e cadeados, além de queimarem colchões da unidade prisional. "A ala [B] onde ficavam 287 presos foi completamente destruída, com capacidade de ocupação zero", disse o major Yulo.

A estimativa da SEAP é de que a ala B do conjunto penal seja recuperada dentro de trinta dias. Um inquérito foi instaurado para apurar os responsáveis pelo motim. Segundo a diretoria, a capacidade do conjunto penal é para 300 homens e 48 mulheres, mas abriga mais de 600 pessoas.

Pelo menos 15 viaturas da Polícia Militar, sendo que uma delas pertencente ao Batalhão de Choque, além de duas ambulâncias do Samu e um carro do Corpo de Bombeiros participaram das ações nas dependências internas do Conjunto Penal.


* Fato Concreto com informações e fotos do Rota Policial

Bombeiros controlam incêndio no Sítio Matias


Aconteceu na tarde da última terça-feira (20/11/12), na rua Araçás, no conjunto Sítio Matias, bairro Tomba, em Feira de Santana/BA um incêndio que destruiu duas residências, um depósito de pneus e um veículo S10, placa policial GNH-1584.

Segundo informações colhidas no local, o incêndio foi provocado pela proprietária de um terreno baldio, localizado ao lado dos imóveis danificados, que capinou e tocou fogo nas folhas. Com o vento, as chamas rapidamente se espalharam. 

Com a chegada de equipes do Corpo de Bombeiros, que teve apoio de equipes do Exército e da Via Bahia, o fogo foi controlado e as chamas debeladas.

* Fato Concreto com informações do Central de Polícia