19 de janeiro de 2013

"Feira quer silêncio". Deflagrada operação de combate a poluição sonora na cidade



A Secretaria de Meio Ambiente de Feira de Santana/BA deflagrou, na noite de 18/01/13 (sexta-feira), a operação "Feira Quer Silêncio". A iniciativa visa a promoção de blitzes para coibir o abuso do uso de som alto, principalmente à noite, tanto em veículos automotivos quanto em pontos fixos.

Duas equipes passam a percorrer a cidade, com apoio da Secretaria de Transportes e Trânsito, da Superintendência Municipal de Trânsito, da Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil  e do Judiciário.

Utilizando-se de decibelímetros, os agentes verificam os níveis de emissão sonora, que não podem ultrapassar dos 70 decibéis durante o dia e de 60 decibéis à noite, conforme a Lei 041/2009, que trata sobre o Código de Meio Ambiente.

Além de coibir a poluição sonora provocada por som instalado em carros, a fiscalização também está atendendo denúncias da comunidade, feitas através do telefone 156 ou da própria Prefeitura, observando o controle de som em bares, restaurantes, pizzarias e também em templos religiosos.

O secretário de Meio Ambiente, Roberto Tourinho, ressalta que as blitzes visam o cumprimento da lei, fiscalizando principalmente os locais contumazes em provocar poluição sonora. No caso da constatação da infração, como ocorreu na primeira noite da fiscalização, os aparelhos de som de veículos que estavam acima do permitido foram recolhidos e conduzidos para o Complexo Policial Investigador Bandeira. Os proprietários foram notificados e responderão a processo.

Durante a fiscalização também foram visitados templos religiosos. Nesses locais, os responsáveis foram orientados a adotarem medidas para evitar novas reclamações de vizinhos, a exemplo de tratamento acústico.

A fiscalização prossegue periodicamente, sem datas específicas. “Nossa intenção é dar continuidade a este trabalho de forma a estimular as pessoas a obedecerem as leis que limitam o volume de som. E não vamos permitir de forma alguma que abusos continuem sendo praticados, com veículos percorrendo as ruas da cidade com aparelhos de som ligados em alto volume”, destacou o secretário.


* As informações são do site Central de Polícia. Foto meramente ilustrativa.


                                                          * Fato  Concreto

Um comentário:

  1. PARABENS AOS ORGÃOS QUE REALIZARAM ESTA OPERAÇÃO TEM QUE DAR UM BASTA NISTO NINGUEM AGUENTA MAS E AS PESSOAS QUE SE SENTEM INCOMODADAS COM POLUIÇÃO SONORA E PERTURBAÇÃO DO SOSSEGO ALHEIO VAMOS ELOGIAR E APOIAR ESTES BRAVOS E HONRADOS FUNCIONARIOS PUBLICOS

    ResponderExcluir

NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS DEPRECIATIVOS, DESRESPEITOSOS E EM DESACORDO COM AS LEIS VIGENTES.