12 de maio de 2014

O tour da taça do mundo


Desde 2006, pessoas comuns podem chegar bem perto do troféu mais cobiçado do futebol. Em eventos batizados de Tour da Taça, realizados em diversos países, ela fica exposta ao público, protegida apenas por uma caixa transparente.

A ideia de aproximar o troféu dos torcedores, iniciou-se antes da Copa da Alemanha em 2006, quando na ocasião, a taça circulou por 31 cidades de 28 países.


Um novo tour, aconteceu entre setembro de 2009 e maio de 2010, quando a taça circulou por 130 cidades de 84 países, dentre as quais 50 foram africanas.


A taça novamente voltou a transitar desde setembro do ano passado e ao todo deverá percorrer 149.576 KMs, passando por 88 países. A taça do mundo deverá ser exposta em todas as capitais do Brasil, local aonde acontecerá a Copa do Mundo 2014.

A cantora e compositora Gaby Amarantos junto a taça no Rio, em 2013

De acordo com normas da Fifa, somente jogadores das seleções e Chefes de estado podem tocar a taça. Mas em setembro de 2013, essa regra foi quebrada, em uma ação comercial de uma empresa de refrigerantes. O cobiçado troféu foi tocado pelos jogadores do time brasileiro de futebol de cinco, disputado por atletas com deficiência visual.

Saiba que: o peso da taça do mundo é de 6,175 kg. Ela tem uma altura de 36,8 cm, foi feita em ouro com base em malaquita. O troféu tem autoria do italiano Silvio Gazzaniga.



                                                  * Fato Concreto

2 comentários:

NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS DEPRECIATIVOS, DESRESPEITOSOS E EM DESACORDO COM AS LEIS VIGENTES.