Fato Concreto

Fato Concreto

Páginas

Expo Segurança acontece em Feira De Santana



Sucesso na primeira edição, realizada em Salvador às vésperas do Carnaval 2015, a Expo Segurança chega agora à Feira de Santana, dias antes do início da Micareta, a mais famosa do interior do estado e que acontece na próxima semana, entre os dias 23 e 26 de abril.

Nos dias 16, 17 e 18, todo o aparato policial utilizado na festa será exposto nas principais praças do Shopping Boulevard, localizado no bairro Caseb. A iniciativa tem o objetivo de apresentar a baianos e turistas toda a estrutura montada pela Secretaria da Segurança Pública para grandes eventos.

Nos dias 16 e 17 (quinta e sexta-feiras), durante o horário de funcionamento do shopping, policiais civis e peritos do Departamento de Polícia Técnica ocupam a principal entrada do shopping – entrada do estacionamento E3 – mostrando as atividades executadas pelas instituições durante a festa.

Na ocasião serão exibidos vídeos, distribuídas cartilhas e realizadas demonstrações de aparelhos do DPT, responsáveis por ajudar na elucidação de crimes. A tecnologia utilizada pelo departamento, um dos mais qualificados do país, são famosos por aparecerem com frequência em seriados policiais americanos. Destaques para o Ramam, aparelho que identifica rapidamente drogas, e a Luz Forense, que reconhece vestígios não visualizados a olho nu.

Enquanto isso, na Praça Principal de Eventos, policiais e bombeiros militares apresentam veículos, armas e guarnições disponíveis para os dias de festa, além de darem “dicas” de segurança para o evento. Unidades especializadas da PM, como a Companhia de Operações com Cães, que auxilia na localização de drogas e explosivos, o Batalhão de Choque e a Companhia de Operações Especiais da PM, também estarão prontas para explicar as atividades a serem desenvolvidas durante a Micareta.

A Expo Segurança em Feira de Santana reserva ainda, no último dia (sábado), uma série de atividades ao ar livre, no Estacionamento 3 do shopping. O Corpo de Bombeiros fará demonstrações de salvamentos, inclusive os que demandam a utilização de rappel para resgate de vítimas, além de apresentar um caminhão auto bomba, apropriado para debelar incêndios, entre outros equipamentos utilizados no dia-a-dia.

Sucesso de público na primeira edição da Expo Segurança, o “Caveirão”,  como é conhecido popularmente o veículo blindado do Batalhão de Choque da Polícia Militar, empregado apenas em missões especiais e de grande perigo, também poderá ser visto por dentro. Integrantes da unidade especializada estarão à disposição do público, explicando as principais funções e as potencialidades.

A Delegacia Móvel, que vai facilitar o registro de ocorrências durante a festa, também estará aberta à visitação. Utilizado no monitoramento de grandes áreas, a Plataforma de Observação Elevada (POE) – veículo cercado de câmeras suspensas, contendo no interior equipamentos que permitem o acompanhamento em tempo real a uma determinada distância –  usada pela primeira vez na Copa das Confederações, também estará disponível na Micareta de Feira.

Totalmente gratuita, a Expo Segurança segue no Shopping Boulevard até as 16 horas de sábado (18).


* Informações do Central de Polícia

0 comentários:

Postar um comentário