Fato Concreto

Fato Concreto

Páginas

Feirense comemora o 02 de julho em São José



Desfile de soldados do 35º Batalhão de Infantaria; apresentações da banda de música e da cavalaria da Polícia Militar e o hasteamento das bandeiras do Brasil, Bahia e de Feira de Santana marcaram o 2 de Julho, nesta quinta-feira, no município de Feira de Santana. 

As comemorações alusivas à data aconteceram no distrito de São José, onde nasceu Maria Quitéria, a heroína que lutou pela Independência da Bahia. O evento foi organizado pelo Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana, em parceria com a Prefeitura Municipal.


O prefeito José Ronaldo de Carvalho participou da solenidade, que contou com as presenças do comandante do 35º BI, tenente-coronel Paulo Sérgio Brito; arcebispo metropolitano, Dom Itamar Vian; dos secretários municipais Roberto Tourinho (Meio Ambiente) e Paulo Aquino (Governo), vereadores e demais lideranças civis e militares.

Estudantes das escolas municipais Dr. Francisco Martins da Silva e José Tavares Carneiros, ambas localizadas no distrito, também desfilaram pelas ruas ao entorno da igreja. Além deles, crianças vestidas de soldados faziam referência às tropas brasileiras. Ainda, pessoas vestidas de vaqueiros e baianas.


O prefeito José Ronaldo reconheceu a importância desse dia para o Brasil ao considerar que “o 7 de Setembro começou com o 2 de Julho na Bahia” e afirmou que essa solenidade passará a fazer parte do calendário oficial do Município. “Aqui é o histórico distrito de São José, onde tudo começou. Não podemos ficar de fora das homenagens ao 2 de Julho”, disse. Neste ano, o distrito comemora 400 anos.


O prefeito parabenizou o escritor Antônio Moreira Ferreira, conhecido como Lajedinho, pela iniciativa em realizar o evento “nessa grandeza”. “Maria Quitéria foi uma das duas primeiras mulheres a se alistar ao Exército – a outra foi Joana D’arc, na França. Graças à força militar e civil, a tropa brasileira conseguiu se levantar contra os portugueses e expulsá-los, consolidado a independência”, comentou Lajedinho.

* Informações, Central de Polícia com fotos enviadas por um leitor.

0 comentários:

Postar um comentário