15 de novembro de 2015

Bombeiros fornece orientações sobre primeiros socorros à funcionários de creches em Feira de Santana



Como socorrer uma criança após uma queda? O que fazer diante de uma intoxicação alimentar? E quais os primeiros socorros durante uma crise convulsiva? Estes e outros procedimentos foram apresentados aos professores, cuidadores e estagiários que trabalham nas creches municipais de Feira de Santana, durante todo o dia da última sexta-feira, (13), na sede do 2º Grupamento de Bombeiros Militares, localizada no bairro Tomba, em Feira de Santana.



"O nosso objetivo com o treinamento de hoje é ensinar a estas profissionais que trabalham especificamente com crianças, a prestarem os primeiros socorros e conseguirem estabilizar o acidentado até a chegada do socorro especializado", explica a cabo BM, Valquíria Soares (foto).
Com técnicas de ressuscitação cardiopulmonar, reanimação cardiopulmonar, procedimentos para cuidar de febres, cortes, picadas de insetos, além de como agir diante de quedas, convulsões e engasgamentos, o treinamento faz parte da Formação para Cuidadores de Creches, iniciativa da Secretaria de Educação, que tem carga horária de 40 horas para cuidadores e 100 horas para professores.
"Estas profissionais passam o dia com as crianças, então, é necessário que eles saibam como agir diante de pequenos acidentes. Por isso a nossa preocupação em proporcionar as cuidadoras momentos como este, onde elas podem trocar experiências, tirar dúvidas e receber orientações de outros profissionais para que possam retornar às salas de aula e cuidar das crianças", afirma a coordenadora da Formação para Cuidadoras, Jeane Costa Amaral.
Cuidadora no Centro Municipal de Educação Infantil Eduardo Miranda, Célia Maria Conceição da Silva Nascimento, comenta a importância do treinamento para a sua vida profissional: "Como profissional que cuida das crianças, acredito que esse momento de treinamento é fundamental. Ficamos o dia todo com as crianças e em momentos como o banho ou até mesmo a própria recreação podem acontecer acidentes e nós precisamos saber como agir", conclui.

* Fato Concreto; com informações do blog Central de Polícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS DEPRECIATIVOS, DESRESPEITOSOS E EM DESACORDO COM AS LEIS VIGENTES.