24 de janeiro de 2018

PM cria Whatsapp Denúncia na 66ª CIPM, que pode auxiliar no combate ao crime


Pretendendo melhorar a ação da polícia e a colaboração da população em Feira de Santana, foi criado o WhatsApp Denúncia, onde as pessoas podem alertar sobre possíveis pontos de tráfico de drogas e locais onde os assaltos são recorrentes, de forma anônima. 

Segundo o subcomandante da 66ª Companhia Independente de Polícia Militar CIPM, capitão Márvio Costa, a ferramenta tem sido muito utilizada pela corporação e já tem mostrado resultados positivos. "O WhatsApp Denúncia é uma ferramenta que temos utilizado muito e ele, por si só garante o sigilo das pessoas que venham mandar mensagens. Através dele já chegamos a algumas prisões e atuamos em algumas regiões de Feira de Santana", explica ele sobre a forma segura de passar informações, a polícia, sobre crimes através do número (75) 997096601.

O subcomandante conta que a falta de informação ainda é a maior dificuldade para realizar a segurança da comunidade. "Conceição, Mangabeira e Santo Antônio apresentam os maiores índices em virtude de assaltos, arrombamentos, da nossa área e tem sido nossa principal preocupação. A grande dificuldade tem sida a falta de informação. Acontecem essas ocorrências e nós não temos conhecimento. E o apoio da comunidade é fundamental, passando informações", pontua o oficial, sobre a utilização do aplicativo.

Mesmo com essa facilidade, o disque 190 não foi substituído. Caso ocorra algum crime, a forma mais eficiente de obter policiamento é através dele. "Muitas pessoas têm confundido o dispositivo com o 190. O aplicativo não substitui o 190. Devemos ligar quando há uma demanda no momento especifico, por exemplo: se alguém for assaltado, essa pessoa deve ligar para o 190. Já no aplicativo buscamos informações que ajude a melhorar o policiamento. Sempre que for cometido algum crime ela deve ligar para o 190 por conta da eficiência. É muito mais concreto por existir uma central que tem contato com todas as viaturas. O aplicativo nós utilizamos com critérios para assessorar no policiamento", diz capitão Márvio.



Operações no bairro da Conceição

Foi inaugurado, no dia 27 de dezembro de 2017, um Modulo Policial no bairro Conceição. O modulo foi para aquela região, a princípio, para ser um apoio para ao Pelotão Especial da 66ª CIPM (PETO 66 e PETO Sertão) e aproximar a corporação da comunidade. "Nós temos feito, com o apoio do CPRL, algumas pontuações no bairro. Sabemos que um modulo por si só não resolve todos os problemas, mas acreditamos que com a proximidade a gente passe uma certa confiança para que as pessoas passem as informações necessárias para dar o policiamento ostensivo de maior qualidade", fala o subcomandante Márvio Costa.

Ele também conta que em relação especificamente sobre o Posto de Saúde do bairro, onde tem ocorrido vários assaltos, foi realizado uma ação com a equipe de inteligência, onde foram identificados alguns problemas. "Ao chegarmos ao local, verificamos que não havia sequer, um telefone fixo. Também existia vulnerabilidade, e questões que acabam facilitando ações de bandidos. Então nós pedimos as autoridades municipais que coloquem câmeras, telefones fixos, ou até mesmo um guarda municipal, para nos auxiliar", conclui ele.

Fonte: Ascom/CPRL





                                                 * Fato Concreto  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS DEPRECIATIVOS, DESRESPEITOSOS E EM DESACORDO COM AS LEIS VIGENTES.